A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na madrugada desta quinta-feira, 26, os estudantes que invadiram o prédio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na Praça da República, centro da capital. Eles foram levados para o 2º Distrito Policial, localizado no bairro do Bom Retiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O movimento era organizado pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas.
Num dos vídeos, é possível ver a presidente da Seduc, Julia Monteiro, sendo puxada pelo braço. Em outro registro, os adolescentes afirmam que gás de pimenta está sendo jogado no grupo. Em outra imagem, os estudantes aparecem sentados enquanto um policial diz que "vai sair um de cada vez".
O protesto é contra uma série de medidas da gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do secretário Renato Feder, chefe da pasta, para a educação paulista. A Seduc afirma que membros da secretaria tentam conversar com os estudantes, mas que o grupo não estaria disposto ao diálogo.
Procurados, Seduc e Polícia Civil ainda não se manifestaram sobre o caso. O espaço segue aberto.