Pesquisas recentes mostraram que, globalmente, trabalhadores totalmente remotos são os mais propensos a se engajar com seu trabalho e com a empresa. Especificamente, um terço dos trabalhadores remotos afirma que sim, de acordo com o último relatório "State of the Global Workplace" da Gallup.
Este relatório, produzido em 2025, entrevistou uma média de 1.000 trabalhadores em cada um dos 160 países pesquisados e analisou a situação dos funcionários em seus locais de trabalho.
No caso dos trabalhadores híbridos, apenas 23% afirmam sentir esse comprometimento. E é importante lembrar que os trabalhadores presenciais, aqueles que precisam ir ao escritório, mas que poderiam realmente trabalhar remotamente (devido à natureza de suas tarefas), são os menos comprometidos com suas empresas: apenas 19% afirmam isso.
Já analisamos alguns resultados dessa extensa pesquisa que mostram que os níveis de estresse entre os trabalhadores permanecem nos níveis recordes dos últimos anos e que o engajamento caiu, especialmente na Espanha. Essa queda no engajamento leva à perda de produtividade. E, entre as principais causas, vemos que forçar as pessoas a irem ao escritório, quando não é necessário, afeta significativamente o comprometimento das pessoas com seus superiores.
Trabalhadores remotos estão mais estressados
Como explicam os pesquisadores, o engajamento dos funcionários mede o quão entusiasmados eles estão com o trabalho e seu vínculo com a equipe e a organização, afetando ...
Matérias relacionadas
Esta fã decidiu não comprar o Nintendo Switch 2, mas não por falta de console à venda