MG: academia é condenada a pagar R$ 10 mil para mulher que se machucou em polichinelo

Mulher de 54 anos sofreu lesão em aula experimental

25 fev 2025 - 18h26
(atualizado às 19h51)
Foto: Getty Images

Uma academia de Minas Gerais foi condenada a pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais a uma aluna que se machucou ao fazer polichinelo. O valor é referente a uma má orientação de um profissional do estabelecimento. 

A lesão aconteceu durante uma aula experimental em 8 de outubro de 2018. Na ocasião, a assistente social, então com 54 anos, foi ao local para conhecer a prática de treinamento funcional. Ao fazer o exercício durante o aquecimento, ela sentiu uma dor no joelho e caiu. 

Publicidade

Conforme a aluna relatou, o acontecimento foi minimizado pelo instrutor, que a recomendou a ir embora e colocar gelo na área dolorida. Com o conselho, o profissional disse que ela ficaria bem no dia seguinte. 

Então, a mulher foi embora sozinha e dirigiu até sua casa. De acordo com ela, o professor não ofereceu apoio e continuou o treino normalmente para outras alunas. 

Ainda com dores, no dia seguinte, ela passou por uma ressonância magnética e teve o rompimento do ligamento cruzado do joelho constatado.

Por ter que custear 40 sessões de fisioterapia, a mulher pleiteou indenização por danos morais. Além disso, ela pediu danos morais e lucros cessantes sob a alegação de que, por ser funcionária pública, o período de licença médica afetava o tempo funcional e adicionais de serviço.

Publicidade

Ao se defender, a academia afirmou que a mulher não era aluna, já que não possuía matrícula, qualquer contrato firmado ou pagamento feito, pagamento de taxa. O estabelecimento também disse que não há obrigação dos espaços de atividades físicas em realizar avaliação médica prévia.

Inicialmente, o pedido foi julgado improcedente em 1ª instância e ela recorreu. O desembargador Baeta Neves considerou que os prejuízos na carreira não foram devidamente comprovados, porém, reconheceu as perdas materiais relacionadas ao tratamento e despesas futuras. Esses valores serão apurados na fase de liquidação da sentença. 

O relator também acatou os danos morais. Para ele, o fato de ser uma aula experimental não afasta a responsabilidade da academia.

Academia é condenada a pagar indenização
Foto: Getty Images/xia yuan
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações