Em pleno auge da IA generativa e dos agentes de IA que automatizam tarefas, algumas histórias ainda surpreendem pela ousadia. Um bom exemplo é este caso do programador que, muito antes de ferramentas como o ChatGPT surgirem no mundo do trabalho, conseguiu automatizar completamente sua função e viver seis anos sem mover um dedo.
Seu exemplo viralizou na época e, agora, pode servir de aviso sobre o que está por vir.
50 horas trabalhadas em 6 anos
Tudo começou em 2016, quando um usuário anônimo do Reddit, conhecido como FiletOfFish1066, confessou em um fórum que acabara de ser demitido de seu emprego como testador de software em uma grande empresa de tecnologia da área da Baía de São Francisco. O motivo: ele havia passado seis anos recebendo 95 mil dólares anuais sem fazer absolutamente nada.
Em sua publicação, relatava que, após conseguir o cargo de controle de qualidade, passou os primeiros oito meses programando um sistema capaz de executar automaticamente todos os seus testes e relatórios. O software era tão eficiente que, uma vez em funcionamento, não precisava mais de supervisão humana.
O usuário contou:
"Há uns seis anos, não faço nada no trabalho. Não estou brincando. Durante 40 horas por semana, eu ia trabalhar, jogava League of Legends, navegava no Reddit e fazia o que queria. Nos últimos seis anos, talvez eu tenha trabalhado 50 horas de verdade. Ninguém percebeu: todos os testes eram executados perfeitamente."
Seis anos de ócio... e um problema imprevisto
Por ...
Matérias relacionadas