Trump crê que Bolsonaro 'está sob ataque de um sistema judicial armado', diz Casa Branca à CNN

Comentário vem no mesmo dia em que secretário de Estado anunciou sanções a oito ministros do STF

18 jul 2025 - 23h26
(atualizado em 19/7/2025 às 07h23)

A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira, 18, que o presidente norte-americano Donald Trump acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é hoje alvo de "ataque de um sistema judicial armado". As declarações foram dadas em nota enviada à CNN, em comentário às medidas restritivas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente mais cedo.

"O presidente Trump acredita que Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado. Esta é uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo", disse a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Anna Kelly.

Publicidade
Jair Bolsonaro tem sido defendido pelo governo americano, chefiado pelo aliado Donald Trump
Jair Bolsonaro tem sido defendido pelo governo americano, chefiado pelo aliado Donald Trump
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

Também nesta sexta, após a ação da Polícia Federal contra Bolsonaro, o governo Trump anunciou a revogação dos vistos de entrada no território americano de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux foram poupados.

A decisão também engloba familiares de Moraes e de "seus aliados no STF", segundo o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio. Procurado, o STF não se manifestou sobre a decisão.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se