Ramagem diz que está nos EUA com 'anuência' do governo americano: 'Lógico que eu não ia ficar no Brasil'

Deputado condenado participou de uma live de um canal comandado pelo bolsonarista Allan dos Santos, que também tem mandado de prisão

24 nov 2025 - 14h28
(atualizado às 14h54)
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) fugiu para os EUA antes do início do cumprimento da pena de 16 anos de prisão
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) fugiu para os EUA antes do início do cumprimento da pena de 16 anos de prisão
Foto: Reprodução/Youtube

Atualmente foragido, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) afirmou ter "anuência" do governo dos Estados Unidos para estar no país. O parlamentar foi alvo de um decreto de prisão preventiva assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira, 21, justamente pela suspeita de que ele havia deixado o Brasil.

"Digo nas palavras do governo americano para mim: 'Que bom que temos um amigo que está em segurança a salvo aqui nos Estados Unidos'", afirmou, sem apresentar provas, em entrevista a um canal no YouTube comandado pelo bolsonarista Allan dos Santos, que também está nos EUA com um mandado de prisão em aberto.

Publicidade

Ramagem disse se sentir seguro nos EUA e que o governo norte-americano sabe de sua presença no país. Ele chegou ainda a dar detalhes sobre sua localização ao comentar a distância para o local em que era gravado o programa. "Eu estou aqui em Orlando. Não estou em Miami, e Orlando é grande, eu estou a 40 minutos daqui", disse. 

O deputado também não demonstrou nenhuma dúvida quanto à decisão de fugir. "É lógico que eu não ia ficar no Brasil. Eu consegui essa possibilidade de sair. [Não ia ficar] vendo minhas filhas me vendo ser preso, sem ter cometido crime algum", afirmou.

No domingo, 23, sua esposa, Rebeca Ramagem, fez uma publicação sobre a fuga do marido. Ela postou um vídeo chegando nos EUA junto com as duas filhas. Lá, quem as esperava era o deputado federal, dando a entender que ele teria viajado antes para o país. As investigações indicam que Ramagem viajou ainda em setembro, mesmo mês em que foi condenado a 16 anos de prisão no processo da trama golpista.

Esposa de Ramagem posta vídeo sobre fuga para Miami: 'Proteger a minha família'
Video Player

O parlamentar apresentou licença médica na Câmara dos Deputados, com afastamento para as datas de 9 de setembro a 8 de outubro e de 13 de outubro a 12 de dezembro.

Publicidade

O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgou uma nota na quinta-feira, 20, afirmando que não foi autorizada missão oficial no exterior para Ramagem, tampouco comunicação à Presidência de afastamento do parlamentar do território nacional.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se