Líder do PL na Câmara afirma que Carla Zambelli 'se entregou' à Justiça Italiana

Deputada foi presa após dois meses foragida; ela responde por uma invasão hacker ao CNJ

29 jul 2025 - 17h59
(atualizado às 19h21)
Líder do PL na Câmara nega que Carla Zambelli foi presa: 'Ela se apresentou à Justiça italiana'
Video Player

Mediante a prisão da deputada Carla Zambelli, foragida há quase dois meses, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que Zambelli "não foi presa, mas se apresentou à Justiça italiana", nesta terça-feira, 29.

"Em recente contato com o advogado da deputada Carla Zambelli, Fábio Paganozzi, ele me informou que ela se apresentou espontaneamente às autoridades policiais na Itália para começar seu pedido de asilo político, bem como de não-extradição", declarou Sóstenes. Ele também demonstrou apoio à colega de partido: "Seguimos firmes ao seu lado contra toda essa perseguição política". O vídeo foi apagado das redes sociais do político e republicada na sequência.

Publicidade
Carla Zambelli é presa na Itália após dois meses foragida; deputada foi condenada a 10 anos de prisão
Video Player

Zambelli, que possui cidadania italiana, deixou o Brasil, passando pela Argentina e pelos Estados Unidos antes de se esconder na Itália. A fuga ocorreu após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar sua prisão, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) em entrevista coletiva
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) em entrevista coletiva
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

A parlamentar foi condenada pelo STF a dez anos de prisão pelo crime de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Caso a decisão seja confirmada pela Câmara dos Deputados, ela poderá perder o mandato.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações