Líder do governo vai negociar com Derrite em busca de 'alto grau de unanimidade' sobre projeto

Líderes de partidos se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e José Guimarães disse que vão tentar acordo até o fim do dia para o texto antifacção criminosa

11 nov 2025 - 14h42
(atualizado às 14h45)

BRASÍLIA - O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que busca um entendimento até a noite desta terça-feira, 11, sobre o projeto de combate às facções criminosas, proposta do governo federal sob a relatoria do deputado Guilherme Derrite (PP-SP). As declarações ocorreram após uma reunião do colégio de líderes com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

"Estou muito empenhado desde as 7h da manhã, com o presidente Hugo Motta, na busca de um entendimento", disse Guimarães. "Vou agora ao Palácio (do Planalto) e ainda hoje a gente vai buscar construir um entendimento naquelas questões que são centrais no relatório do Derrite", acrescentou.

Publicidade

Guimarães prosseguiu: "Qual é o sentimento? O sentimento é de que vamos pegar o texto apresentado, a segunda versão, e até a noite construir esse entendimento". De acordo com o líder do governo, Motta atendeu o seu pedido de não apreciar a matéria nesta terça e possibilitar um acordo com o relator. "Nós vamos negociar com ele (Derrite) até amanhã, se for necessário a noite toda, para votarmos essa matéria", disse Guimarães.

O líder do governo afirmou ainda que quer obter "alto grau de unanimidade" em torno do projeto. Segundo o petista, as duas questões centrais se dão sobre a redefinição das atribuições da Polícia Federal e as alterações na Lei Antiterrorismo, propostas por Derrite. O presidente da Câmara disse mais cedo que a Câmara não permitirá a redução do papel da Polícia Federal e da soberania nacional.

Ao seu lado na ocasião, o líder do PP na Câmara, Dr. Luizinho (RJ), reiterou a previsão de haver um consenso até a quarta-feira, 12. Luizinho também disse que a designação de Derrite como relator foi um pedido do seu partido e defendeu a nomeação do ex-secretário do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Teremos um deputado do Progressistas que vai ser correto, acima de tudo, com o Brasil", afirmou o líder do PP.

Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), preferiu atacar Derrite, dizendo que sua proposta resgata o "espírito" da "PEC da Blindagem", texto de emenda à Constituição que dava ao Congresso Nacional poderes para barrar processos judiciais contra parlamentares.

Publicidade

"O relator desfigurou o projeto. É o maior ataque da história do Brasil contra a Polícia Federal", afirmou. "Tem uma utilização oportunista de uma legislação que era para combater as facções criminosas no Brasil para criar um novo tipo de PEC da Blindagem", sustentou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações