Flávio Bolsonaro leva vantagem sobre Tarcísio e outros nomes de direita no 1º turno, diz Quaest

No segundo turno, filho de Jair Bolsonaro tem desempenho similar aos governadores de São Paulo e do Paraná

16 dez 2025 - 14h17
(atualizado às 15h01)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem vantagem eleitoral sobre todos os outros presidenciáveis de direita no primeiro turno da eleição de 2026, mas está atrás do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados são da pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira, 16.

No segundo turno, Flávio está 10 pontos percentuais (p.p.) atrás de Lula, diferença igual à dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná, em relação ao petista.

Publicidade

O desempenho de Tarcísio contra Lula piorou. No levantamento realizado em novembro, o presidente tinha cinco pontos de vantagem sobre o governador. A diferença dobrou em um mês.

Flávio Bolsonaro é pré-candidato à Presidência
Flávio Bolsonaro é pré-candidato à Presidência
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Quaest testou diversos cenários estimulados para a disputa no primeiro turno. No primeiro deles, Lula tem 39% das intenções de voto, seguido de Flávio com 23% e Ratinho Jr. com 13%. Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) tem 2%. Indecisos são 5% e brancos e nulos, 16%.

No cenário com Tarcísio, Lula vai a 41%, Flávio continua com 23% e o governador paulista aparece em terceiro com 10%. Renan tem 2% e Rebelo, 1%. Indecisos são 6% e brancos e nulos, 17%.

A Quaest entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União) enfrentam ainda mais dificuldades para se viabilizar com a candidatura de Flávio. A Quaest testou cada governador separadamente contra Lula e o filho "01? de Jair Bolsonaro (PL).

Zema registra 6%, contra 26% de Flávio e 39% de Lula. Já Caiado tem 4%, enquanto Flávio vai a 27% e Lula continua com 39%.

Segundo turno

No segundo turno, Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36%, com 3% de indecisos e 15% de brancos e nulos. O senador cresceu quatro pontos percentuais e o presidente oscilou dois pontos para baixo na comparação com a última vez que o nome de Flávio foi testado pelo instituto, em agosto.

Os 10 p.p. de vantagem de Lula se repetem se o adversário do petista for Tarcísio ou Ratinho Júnior. O atual presidente tem 45% contra 35% do governador de São Paulo, mesmo índice do chefe do Executivo paranaense.

Lula e Tarcísio chegaram a estar empatados tecnicamente em maio (41% a 40%). A vantagem do presidente aumentou durante o tarifaço, mas havia retrocedido em novembro. No mês passado, o petista tinha 41% e o governador do Republicanos, 36%.

Publicidade

A diferença de Lula sobre Caiado e Zema no segundo turno é de 11 e de 12 pontos, respectivamente. O presidente ganha do goiano por 44% a 33% e do mineiro por 45% a 33%.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se