Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem cassados: quem assume os cargos?

Os correligionários não são mais considerados deputados em exercício com a publicação na cassação em Diário Oficial

18 dez 2025 - 20h43
Resumo
Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem perderam os mandatos na Câmara por faltas excessivas; Missionário José Olímpio e Dr. Flávio Ferreira devem assumir as vagas como suplentes pelo PL em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
Montagem com fotos do Missionário José Olímpio (PL-SP) e Dr. Flávio Ferreira (PL-RJ)
Montagem com fotos do Missionário José Olímpio (PL-SP) e Dr. Flávio Ferreira (PL-RJ)
Foto: Montagem: Diógenis dos Santos/Agência Câmara e Reprodução

Com a publicação no Diário Oficial da Câmara dos Deputados no início da noite desta quinta-feira, 18, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) não são mais deputados federais em exercício. Quem deve assumir suas posições são os suplentes do partido, definidos por ordem dos que foram mais votados nas eleições em cada Estado e não foram eleitos. 

Assim, quem deve assumir o posto de Eduardo Bolsonaro é o Missionário José Olímpio, segundo suplente do PL em São Paulo. O primeiro, Adilson Barroso, já foi chamado para assumir o cargo deixado vago por Carla Zambelli, que está presa na Itália e renunciou ao mandato na semana passada. 

Publicidade
Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem têm mandatos cassados pela Mesa Diretora da Câmara
Video Player

O Missionário José Olímpio já assumiu o lugar de Eduardo enquanto o deputado estava de licença do cargo. Após o fim da licença, o suplente deixou a cadeira e as faltas do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro passaram a contabilizar. Foi por causa delas que Eduardo perdeu o mandato. Segundo o registro da Câmara dos Deputados, ele esteve presente em 13 sessões da Casa este ano e faltou a 59. 

José Olímpio é ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele foi deputado federal por São Paulo por dois mandatos, entre 2011 e 2019. Além disso, foi vereador cinco vezes por Itu e São Paulo. Antes de se filiar ao PL, já passou por outros partidos como MDB, PP, PPB, DEM e União Brasil. 

Já com relação a Alexandre Ramagem, quem deve assumir seu cargo é o primeiro suplente do PL no Rio de Janeiro, o Dr. Flávio Ferreira. Atualmente, ele ocupa o posto de Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao jornal O Globo, Flávio afirmou que vai pedir exoneração da função para assumir o lugar de Ramagem. 

Como suplente, Dr. Flávio já assumiu o cargo de deputado de maio a setembro de 2024. Na ocasião, ele ocupou a vaga deixada por Carlos Jordy, que se candidatou à Prefeitura de Niterói (RJ).

Publicidade

Segundo a Câmara dos Deputados, Ramagem perdeu o mandato com base no mesmo artigo que Eduardo, "tendo em vista que deixará de comparecer, na sessão legislativa subsequente, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara". O deputado fugiu para os Estados Unidos, quando ainda estava na iminência de ser condenado por participação no planejamento dos atos golpistas.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se