COLUNA | Câmara de Viamão cassa mandato do vereador Thiago Gutierres por servidor fantasma

O clima ficou tenso ao final da sessão, quando apoiadores do vereador Thiago Gutierres e pessoas favoráveis à cassação entraram em confronto, resultando em tumulto no plenário

2 fev 2026 - 23h13

O vereador Thiago Gutierres (PSD) teve o mandato cassado na sessão desta segunda-feira (2) da Câmara de Vereadores de Viamão, na Região Metropolitana. A decisão foi aprovada por 15 votos favoráveis, três contrários, duas abstenções e uma ausência.

Foto: Câmara de Vereadores de Viamão / Porto Alegre 24 horas

A cassação é resultado de uma investigação que apura a manutenção de um funcionário fantasma no gabinete do parlamentar. Com a perda do mandato, assume a vaga o suplente Vitor Moreira.

Publicidade

O clima ficou tenso ao final da sessão, quando apoiadores do vereador Thiago Gutierres e pessoas favoráveis à cassação entraram em confronto, resultando em tumulto no plenário. A discussão ocorreu logo após a divulgação do resultado da votação e exigiu a intervenção para evitar que a confusão se agravasse.

O processo contra Gutierres teve início em dezembro de 2025, quando foi instaurada uma Comissão Processante para apurar as denúncias. Durante a tramitação, o vereador chegou a ser afastado do exercício do mandato por decisão de dois terços do plenário, após indícios de coação de testemunha.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações