A Polícia Federal realiza a Operação Alquimia em cinco estados para fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro, investigando desvio e contaminação de bebidas com metanol.
A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta quinta-feira, 16, uma operação para fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro em cinco estados brasileiros. Segundo a corporação, o objetivo é "coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nessas unidades e atestar a regularidade de suas composições químicas".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os resultados serão usados em investigações conduzidas pela PF no caso de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, desde o início de setembro deste ano. As empresas que serão fiscalizadas ficam nas seguintes cidades:
- São Paulo: São Paulo (capital), Laranjal Paulista, Guarulhos, Suzano, Araquariguama, Sumaré, Cotia, Limeira, Jandira, Arujá, Cerqueira Cesar, Morro Agudo, Avaré, Palmital;
- Paraná: Colombo, Paranaguá, Araucária;
- Mato Grosso do Sul: Dourados, Campo Grande, Caparaó;
- Mato Grosso: Várzea Grande;
- Santa Catarina: Cocal do Sul.
A operação, batizada de Alquimia, conta com o apoio da Receita Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Agencia Nacional do Petróleo. No total, 80 policiais e outros 70 servidores participam da ação.