O ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro é alvo nesta terça-feira (26) da 8ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga crimes financeiros ligados ao banco Master de Daniel Vorcaro.
A suspeita é que o político tenha enviado quase R$ 3 bilhões em recursos públicos para fundos e ativos financeiros, em diversas ocasiões, de empresas ligadas ao Master.
Segundo a investigação, o montante teria sido desviado do Rioprevidência, fundo que administra benefícios para milhares de aposentados e pensionistas fluminenses.
Por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, agentes da PF devem cumprir ainda hoje 10 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Um deles foi realizado na casa de Castro na capital fluminense. Segundo o G1, o advogado do ex-governador, Carlo Luchione, afirmou que seu cliente acompanhou as buscas em sua residência "com serenidade".