As facções criminosas brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) passaram a ser classificadas como organizações terroristas pelo governo dos Estados Unidos nesta sexta-feira (5).
A nova designação foi determinada pelo Departamento de Estado americano em 28 de maio, um dia após o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República, reunir-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
A medida, que preocupa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente devido à possibilidade de impactos no sistema financeiro, amplia a atuação das autoridades americanas contra as duas facções. Com a nova classificação, Washington poderá aplicar sanções econômicas, diplomáticas e criminais ao CV e ao PCC.
Nas redes sociais, Rubio afirmou que as atividades das facções brasileiras ultrapassam as fronteiras do país e alcançam os Estados Unidos. O secretário acrescentou que continuará utilizando "todas as ferramentas disponíveis" para proteger a segurança nacional e "cortar financiamento e recursos de narcoterroristas".
O CV e o PCC passam a integrar uma lista que reúne dezenas de organizações estrangeiras classificadas pelos Estados Unidos como terroristas, entre elas Hamas, Hezbollah, Al Qaeda e Estado Islâmico, além de cartéis latino-americanos, como o Cartel de Sinaloa e o Tren de Aragua. .