O que era para ser uma tarde de calor e folia virou um tumulto caótico após a realização de dois megablocos de pré-carnaval nos arredores da Rua da Consolação ser interrompida em consequência da superlotação.
Milhares de pessoas se dirigiram, praticamente ao mesmo tempo, para os blocos do DJ Calvin Harris e do Acadêmicos do Baixo Augusta. A proximidade dos eventos e seu grande apoio popular fizeram com que a situação saísse do controle, causando confusão, tumulto e atrasos, com foliões passando mal, alguns deles quase prensados contra as grades de contenção..
Veja imagens e vídeos que mostram as cenas de superlotação e tumulto.
Segundo a Polícia Militar, embora alguns participantes do evento tenham sido socorridos por bombeiros civis, não há registro de feridos até o momento.
A Prefeitura de São Paulo precisou acionar um plano de contingência que incluiu fechar o acesso à Rua da Consolação.
gente, o bloco da skol (que tinha o calvin harris como atração) terminou em tumulto e diversas pessoas precisaram ser socorridas pic.twitter.com/EZKhdLtLKm
— webdivo nettinho (@webdivonettinho) February 8, 2026
O problema começou com o desfile do bloco de carnaval Skol, que teve como principal atração o DJ escocês Calvin Harris.
O bloco estava previsto para ter início às 11h30 com a apresentação dos artistas brasileiros Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro na esquina da Rua da Consolação com a Rua Pedro Taques.
Calvin Harris fecharia o bloco com um show a partir das 14 horas.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que a Rua da Consolação, no centro da cidade, recebeu um "volume absurdo de pessoas" e foi necessário acionar um plano de contingência.
"Na Consolação, muita gente. Um volume absurdo de pessoas. Tivemos que fazer o acionamento do nosso plano de contingência, mas foi tudo bem", disse Ricardo Nunes, nas redes sociais.
Os blocos saíram de locais e horários muito próximos. Enquanto o bloco Skol começou no final da manhã, com previsão de encerrar por volta das 16h, o Baixo Augusta desfilaria a partir das 14 horas também na Rua da Consolação. O início do desfile atrasou duas horas por conta da confusão no bloco Skol com Calvin Harris.
A prefeitura não explicou até agora o porquê de permitir dois blocos de grande apelo popular tão perto um do outro, em horários coincidentes.
"É uma falta de respeito com a tradição da cidade", criticou Alê Youseff, fundador e organizador do Acadêmicos do Baixo Augusta, que está em seu 17º desfile de pré-carnaval.
Ainda segundo ele, a Prefeitura de SP foi avisada de que o Baixo Augusta costuma levar cerca de 1,5 milhão de pessoas às ruas, e que o bloco de Calvin Harris também deveria arrastar multidões.
URGENTE! Foliões quebraram as grades de escola por não ter espaço na rua do bloco com o Dj Calvin Harris em São Paulo.
— Felipe Emerson (@_Felipe_Lima) February 8, 2026
A Guarda Civil Municipal precisou assumir o isolamento da área pela qual o trio elétrico seguia.
"A prefeitura informa ainda que os postos médicos operaram para o atendimento de pessoas que procuraram o serviço. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém postos na região do bloco para atendimento dos foliões", frisou.
Bloco da Skol com Calvin Harris tem superlotação e tem que fazer uma pausa. Algumas grades foram derrubadas e pessoas tiveram que ser socorridas pelos bombeiros. pic.twitter.com/LYUU6vCIsT
— felipe (@felpsgalvao) February 8, 2026