Um Boeing 787-9 Dreamliner da United Airlines realizou um desvio de pista na última quarta-feira, 4, durante o pouso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, ao se aproximar de uma aeronave de menor porte que seguia à frente.
O voo UA-62 partiu de Houston, nos Estados Unidos, com pouso previsto para às 10h10 na pista 28L. Durante a aproximação final, o avião — de matrícula N15969 — se aproximou da aeronave BE-40, um jato particular.
"Considerando que o jato executivo se encontrava à frente, na aproximação para pouso na pista 28L com menor velocidade em relação ao Boeing, que se aproximava na sequência para a mesma pista - cenário que pode impactar a preservação da separação regulamentada -, foi adotada uma medida operacional de sequenciamento mediante condução da aeronave subsequente para pouso na pista paralela 28R", explicou em nota a Nav Brasil, responsável pela torre de controle do aeroporto.
A manobra ocorreu dentro dos protocolos operacionais e não houve intercorrências. O desvio foi registrado em vídeo por um morador da região e publicado nas redes sociais. O procedimento é considerado comum na aviação e faz parte das medidas de segurança adotadas para manter a separação adequada entre as aeronaves.
"Ressalta-se que a operação foi conduzida dentro dos parâmetros técnicos e regulamentares estabelecidos, sem qualquer comprometimento à Segurança Operacional", informou a Nav Brasil.