Segurança Pública do RJ negocia acordo com EUA para combater Comando Vermelho, diz jornal

Cooperação entre os países vem sendo negociada desde junho do ano passado

24 fev 2025 - 10h05
(atualizado às 10h31)
Aglomerado de casas das favelas do Complexo do Alemão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, onde acontece operação contra o Comando Vermelho (CV).
Aglomerado de casas das favelas do Complexo do Alemão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, onde acontece operação contra o Comando Vermelho (CV).
Foto: Tânia Rego/AB

A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro está negociando com o governo dos Estados Unidos para que o Comando Vermelho (CV) seja reconhecido como uma organização criminosa internacional, segundo documentos obtidos pelo jornal Extra

Conforme a publicação, o Serviço de Segurança Diplomática (DSS, na sigla em inglês), subordinado ao Departamento de Estado Americano, é um dos órgãos envolvidos na negociação com o Rio de Janeiro. Uma cooperação entre os países permitirá o combate do CV em território americano.

Publicidade

O acordo, segundo o jornal, vem sendo negociado desde junho do ano passado e começou após indícios de que a facção criminosa teria se unido a outros criminosos de cartéis e estariam levando drogas para os Estados Unidos.

Uma minuta entre os Estados Unidos e o Rio de Janeiro "para combater a atividade criminal transnacional envolvendo o uso de documentos de viagem e identidade fraudulentos" já foi feita em agosto do ano passado.

A proposta também aponta que os dois países atuarão em outras investigações, como terrorismo, corrupção e tráfico de pessoas. Se assinado, o documento valerá por quatro anos e será revisado anualmente. 

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações