Quem foi Peixoto Gomide, que dá nome a rua de São Paulo em meio a polêmica

Antigo senador matou a própria filha, de 22 anos, em 1906, por não aceitar casamento

12 mar 2026 - 13h18
(atualizado às 13h21)
Resumo
A Câmara Municipal de São Paulo avalia o projeto de trocar o nome da Rua Peixoto Gomide para Rua Sophia Gomide, em referência a um caso de feminicídio cometido pelo ex-senador Peixoto Gomide contra sua filha em 1906.
Projeto de lei pretende alterar nome de rua
Projeto de lei pretende alterar nome de rua
Foto: Reprodução/ TV Globo

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na última quarta-feira, 11, um projeto de lei que propõe trocar o nome da Rua Peixoto Gomide, na região central, entre os bairros Bela Vista e Jardim Paulista, para Rua Sophia Gomide. 

A proposta foi apresentada pelas vereadoras Silvia Ferraro (PSOL) e Luna Zarattini (PT) e ainda precisa passar por votação no plenário da Casa. O projeto faz parte da campanha 'Feminicida não é herói', que tenta impedir homenagens públicas a autores de feminicídio.

Publicidade

"Precisamos refletir sobre, e contestar, os nomes dos espaços em que pisamos, não só para que feminicidas não sejam exaltados, mas para que cada vez mais mulheres possam receber o destaque que lhes cabe", declararam as vereadoras na justificativa do projeto.

Quem foi Peixoto Gomide?

Peixoto Gomide foi um advogado e político influente do início do século XX. Ele atuou como senador estadual em São Paulo durante a Primeira República. 

Em 1906, matou a própria filha, Sophia Gomide, de 22 anos, às vésperas do casamento, dentro da casa da família. A motivação seria a não aceitação da união de Sophia com o poeta e promotor público de Itapetininga, Manuel Baptista Cepelos.

Publicidade

O caso, à época, foi considerado 'crime de honra'. Mais de um século depois, o episódio motivou propostas na Câmara Municipal de São Paulo para retirar o nome dele de espaços públicos e substituí-lo pelo da filha, em iniciativas ligadas à campanha 'Feminicida não é herói'.

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se