'Horrível', 'caos total', 'desgraçamento mental': foliões relatam sufoco no pré-carnaval de SP

Rua da Consolação, onde passaram dois megablocos nesse domingo, teve superlotação; Prefeitura, PM e Corpo de Bombeiros informaram que não foi registrada nenhuma ocorrência de maior gravidade

9 fev 2026 - 11h03
(atualizado às 11h45)

Foliões relataram nas redes sociais, como o X (ex-Twitter) e o Instagram, as dificuldades e as cenas da confusão no pré-carnaval de São Paulo - a concentração simultânea de dois megablocos de pré-carnaval neste domingo, 8, na Rua da Consolação, causou congestionamento, confusão, tumultos e atrasos nas apresentações musicais.

Publicidade

O Estadão contatou, no domingo, a Prefeitura, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a assessoria de imprensa do bloco, mas todos informaram que não foi registrada nenhuma ocorrência de maior gravidade. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou o primeiro final de semana de folia na cidade como "sucesso".

Centro de São Paulo amanhece com resquícios da confusão durante blocos de pré-carnaval que desfilaram no domingo, 8 de fevereiro
Centro de São Paulo amanhece com resquícios da confusão durante blocos de pré-carnaval que desfilaram no domingo, 8 de fevereiro
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Nenhum dos órgãos deu estimativa de público do bloco, mas imagens de drone feitas pela PM mostram uma multidão ocupando vários quarteirões da Rua da Consolação.

"Nunca vi a Consolação tão lotada", escreveu um folião no X, enquanto outro afirmou ter sido a situação mais burra que já viu.

'Desesperador'
'Medo'
'Cena horrível'
'Caos total'
'Mais burro que eu já vi'
'Ridículo'
'Desgraçamento mental'

Prefeitura diz ter acionado plano de contingência

Questionada sobre o incidente, a Prefeitura afirmou que "o recorde de público em bloco na Rua da Consolação fez com que a administração liberasse as vias de acesso como áreas de escape e também determinou a retirada de gradis para melhorar a mobilidade dos foliões".

Publicidade

De acordo com a administração, a partir das 14h55, foi acionado um plano de contingência com ações como a abertura das transversais da Consolação para saída de público e bloqueio da entrada de novos foliões ao circuito Consolação". A partir desse momento, diz o órgão, "a GCM assumiu a frente da linha de condução do trio elétrico para que esse seguisse sem parada".

Cidro de um ponto de ônibus quebrado durante tumulto no domingo pré-carnaval na Rua da Consolação, em São Paulo
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Segundo a Prefeitura, por volta das 16h, "o desfile transcorria na região central sem incidentes. A Prefeitura disse ainda que os postos médicos operaram para o atendimento de pessoas que procuraram o serviço, mas que não houve ocorrência grave registrada. No início da noite, segundo a Polícia Militar e os organizadores, a situação se normalizou e não houve registro de ocorrências graves.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações