Oferecimento

Foliões tomam conta das ruas do Brasil no pré-carnaval; SP tem tumulto e superlotação

Milhões de pessoas já começaram a aproveitar a principal festa popular do País

8 fev 2026 - 16h21
(atualizado às 17h37)
Baixo Augusta arrasta 1,5 milhão de pessoas no centro de SP
Video Player

Já é carnaval no Brasil e a festa só vai parar na Quarta-Feira de Cinzas. Durante todo o final de semana, milhões de foliões foram para as ruas do País para curtir o aquecimento da folia. Nem mesmo a chuva, que caiu em algumas capitais, foi capaz de espantar a disposição da multidão. 

Em São Paulo, a Confraria do Pasmado, tradicional cordão carnavalesco da Vila Madalena, fundado em 2003, fez o seu desfile e homenageou os clássicos da música popular. Os seguidores do bloco tomaram o bairro de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista.

Publicidade

Já na rua da Consolação, na região central, superlotação, empurra-empurra e foliões passando mal no Bloco Skol, que teve o DJ Calvin Harris, 42, como principal atração do evento que arrastou uma multidão. 

Bloco com Calvin Harris tem superlotação e foliões passam mal durante circuito em SP
Video Player

Por causa do incidente logo após as 11h, o trio, que além do cantor escocês levava os cantores Nattan, Xand Avião, Zé Vaqueiro e Felipe Amorim, precisou ser paralisado, segundo a CNN. No meio do tumulto, os foliões chegaram a derrubar a grade de proteção do percurso.

Alessandra Negrini é destaque do Baixo Augusta
Alessandra Negrini é destaque do Baixo Augusta
Foto: Tomzé Fonseca/Agnews

Um dos blocos mais aguardados e tradicionais do pré-carnaval paulistano, o Acadêmicos do Baixo Augusta escolheu o tema "São Paulo Não Dorme" para desfilar neste domingo, 8. A concentração começou às 13h, na Rua da Consolação, e já movimenta uma multidão. A saída do cortejo está prevista para as 14h.

A comerciante Vilma Santos, de Ilhéus, Bahia, estava empolgada para ver a rainha do bloco, Alessandra Negrini. A atriz já se vestiu como debutante e dançou valsa com foliões quando o bloco festejou 15 anos. "Eu não tinha vontade de conhecer São Paulo, mas de repente meu filho me deu esse presente (a viagem para a capital paulista) e estou encantada. Quero aproveitar todo os dias de Carnaval", afirmou, enquanto estava fantasiada de Mulher-Maravilha.

Publicidade

Preta Rara, 40 anos, é uma das influencers presentes no quarto carro do bloco. Ela afirma que o carnaval é um momento de diversão e alegria, mas também tem um peso político. Preta comenta ainda que provavelmente boa parte dos foliões nunca teve o prazer de ver uma banda de carnaval instrumental. "E, aqui, pode ver grandes nomes, como o Charanga do França", diz.

O grupo Charanga do França começou o cortejo tocando sucessos de Rita Lee, Raça Negra e outros artistas famosos. Péricles, KL Jay, Rael, Tássia Reis, Tulipa Ruiz, André Frateschi, Dani Vie, Rom Santana e Fabiana Bombom foram outras atrações.

No Rio de Janeiro, o bloco Fogo e Paixão começou às 8h e conduziu, como desde a sua fundação em janeiro em 2010, os foliões com a inspiração nos ritmos cantados por Wando, Reginaldo Rossi e Sidney Magal.

Durante o bloco, a Secretaria de Estela da Mulher promoveu a campanha contra a violência doméstica e sexual com a mensagem "Não é Não! Respeite a decisão".

Publicidade

Já o Cordão do Boitatá comemorou os 40 anos com a sua estreia no circuito dos megablocos no Rio de Janeiro e prestou uma homenagem para Preta Gil, cantora que dá nome ao trajeto e morreu em julho do ano passado em decorrência de complicações do câncer.

Em Salvador, a 96ª edição do Banho de Mar à Fantasia levou 200 mil pessoas para o trajeto entre a Praça Castro Alves e a praia da Preguiça, na região central da capital baiana. 

O domingo ainda teve o retorno do bloco Chá de Alice para as ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais, após três anos. (*Com informações do Estadão Conteúdo)

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, Popeye's e Visa #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações