A cidade de São Paulo deve enfrentar mais um fim de semana com chuvas fortes, após uma semana marcada por transtornos causados por alagamentos e quedas de árvores em diferentes regiões.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de Prefeitura de São Paulo, as condições meteorológicas desta sexta-feira, 16, serão muito semelhantes às dos dias anteriores.
A temperatura deve variar entre 19ºC e 28ºC, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, entre o meio da tarde e o início da noite.
Como o solo já está encharcado, há risco de transbordamento de pequenos rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas de encosta, com potencial para a formação de alagamentos e queda de árvores.
"As precipitações vêm acompanhadas de rajadas de vento e, eventualmente, queda de granizo", informou o órgão.
No sábado, 17, a sensação ao longo do dia será de tempo abafado e umidade do ar elevada. A temperatura deve variar de 19ºC a 28ºC, com chuvas no período da tarde, que se prolongam até o início da noite, com intensidade moderada a forte.
O cenário deve se repetir no domingo, 18, com chuva de forte intensidade provocada por áreas de instabilidade entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros devem variar de 19ºC a 27ºC.
Ainda segundo o CGE, há potencial para alagamentos tanto no sábado quanto no domingo. Já entre domingo e segunda-feira, 19, a chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista deve reduzir a sensação de calor.
Caos provocado pela chuva
Os paulistas enfrentaram dificuldades na quinta-feira, 15, por causa das chuvas. A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) teve a operação interrompida entre as estações São Caetano e Santo André devido a alagamentos na via. A circulação foi normalizada no fim da tarde.
O CGE deixou a capital em estado de atenção para alagamentos das 14h50 às 18h40. Segundo a Enel, cerca de 30 mil pessoas chegaram a ficar sem energia elétrica na cidade de São Paulo e outras 10 mil na região metropolitana na tarde de quinta-feira. No fim da manhã desta sexta-feira, o número de clientes sem energia era de 12,7 mil na capital e 19 mil na região metropolitana.
A região metropolitana também registrou transtornos em decorrência da chuva. Em Itapecerica da Serra, um deslizamento de terra interditou totalmente a rodovia Régis Bittencourt por mais de 12 horas.
De acordo com a concessionária Arteris, responsável pelo trecho, a ocorrência foi registrada às 17h52 de quinta-feira, na altura do quilômetro 286, no sentido São Paulo. As chuvas provocaram o acúmulo de lama em um terreno às margens da pista, que cedeu e invadiu a rodovia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 12 ocorrências de quedas de árvores na capital e na região metropolitana entre às 12h03 e às 19h14 de quinta-feira. Também houve 16 chamados para enchentes e um para desabamento.