Chuva deixa pelo menos 9 mortos no PR; 51,4 mil são afetados

Uma mãe e um filho de 9 meses morreram após carro ser arrastado pela enxurrada enquanto tentava atravessar uma ponte

8 jun 2014 - 12h28
(atualizado às 21h52)
Moradores tiveram que abandonar as casas na cidade de Rio Preto
Moradores tiveram que abandonar as casas na cidade de Rio Preto
Foto: Josiel Prestes / vc repórter

Nove pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas e vendavais que atingiram o Paraná, segundo a Defesa Civil estadual, que coordena as ações de ajuda para os afetados. O órgão informou no início da noite deste domingo que houve uma revisão nos dados das localidades dos óbitos. Pelo menos uma pessoa está desaparecida.

Publicidade

Guarapuava, na região centro-sul do Estado e umas das cidades mais atingidas pelo temporal, registrou dois óbitos e um desaparecimento de uma criança. Inicialmente, foram divulgadas três mortes no município.

De acordo com o capitão Eduardo Pinheiro, da coordenadoria da Defesa Civil, houve a inclusão de uma morte na cidade de Guaraniaçu e outra em Quedas do Iguaçu. Houve óbitos ainda em Campina do Simão, Laranjeiras do Sul, Sulina e Medianeira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma mãe e um filho de 9 meses estavam em um carro que foi arrastado pela enxurrada enquanto tentavam atravessar uma ponte, por volta das 18h30 de sábado, no município de Medianeira, oeste do Estado. O pai do menino, que dirigia o veículo, conseguiu se salvar. O motorista foi encontrado agarrado a uma árvore. Os bombeiros só conseguiram retirar os corpos das vítimas após o nível do rio baixar.

Em reunião neste domingo para analisar os estragos causados pela chuva, o governador do Estado, Beto Richa, decretou estado de emergência para todos os municípios afetados pelos temporais. "Está sendo formulado este decreto abrangendo os municípios atingidos. Por enquanto são 70, mas até o fim do dia teremos mais com certeza", explica Pinheiro.

Publicidade

As cidades de Guarapuava e Rosário do Ivaí já tinham decretado estado de emergência por conta dos estragos. Em Curitiba, a cidade mais afetada em número de pessoas por conta de alagamentos (15 mil), a prefeitura municipal anunciou estado de alerta por causa das cheias dos rios Barigui e Belém.

Conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado na noite deste domingo, 51,4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingiram o Paraná durante este final de semana. Segundo o órgão, 3.650 pessoas ficaram desalojadas, mas a maior parte já retornou para casa. O número total de desabrigados chegou a 2.136, sendo que 1.986 continuam em abrigos.

Bloqueios

Há municípios e distritos nas regiões afetadas que estão com problemas de acesso em função de alagamentos e quedas de barreiras em estradas, como as cidades de São João do Triunfo, Rebouças e São Mateus do Sul. "Fizemos um resgate de 12 famílias em um distrito da cidade de Marechal Cândido Rondon que estavam ilhadas. Cinco aeronaves estão fazendo o auxílio para levar ajuda e fazer resgates", ressaltou Pinheiro.

Um dos bloqueios é na Serra da Boa Esperança, na BR-277, em Guarapuava. Por causa disso, uma bomba que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), responsável pelo abastecimento de água na região, tentava enviar para a região não conseguiu chegar até o município. O abastecimento de água em Guarapuava está prejudicado e a situação é crítica. Em outras cidades que também registraram o problema, como Irati, o bombeamento está sendo retomado.

Publicidade

Também há interdição na BR 153, nas áreas de Rebouças e Rio do Sul. Houve também interdição em trechos da BR 476.

Doações

A Defesa Civil abriu uma campanha para doações que podem ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas. Os donativos podem ser entregues nas unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. "A população pode ajudar com colchões, cobertores, roupas de cama, materiais de higiene e limpeza, água, fraldas e roupas", comenta Pinheiro.

O leitor Josiel Prestes, de Rio Negro (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se