Casal é preso com quase 700 filhotes de tartaruga-tigre-d'água em Porto Alegre

Segundo relato da passageira aos agentes, os filhotes teriam sido adquiridos no sul do Estado e seriam levados para Santa Catarina

11 fev 2026 - 20h41

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na tarde desta quarta-feira (11), o transporte ilegal de centenas de tartarugas na BR-290, em Porto Alegre. Um casal foi preso após os agentes localizarem 687 filhotes de tartaruga-tigre-d'água escondidos dentro de um carro.

Foto: PRF/Divulgação / Porto Alegre 24 horas

A abordagem ocorreu durante uma operação de rotina contra crimes na rodovia. Os policiais revistaram um Renault Kardian com placas de Curitiba e encontraram três sacos com os animais ocultos sob os bancos dianteiros do veículo.

Publicidade

Segundo relato da passageira aos agentes, os filhotes teriam sido adquiridos no sul do Estado e seriam levados para Santa Catarina. A venda dessa espécie é proibida no Rio Grande do Sul desde 2015.

Os ocupantes do carro — um homem de 43 anos e uma mulher de 45, ambos de Itajaí — não tinham antecedentes criminais. Eles foram encaminhados à polícia judiciária, e os animais ficaram sob responsabilidade dos órgãos ambientais.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações