Cão comunitário 'Abacate' morre após levar tiro no Paraná e mobiliza cidade: 'Não pode ser esquecido'

Quem divulgou o caso foi Cinthia Moura, a coordenadora de Proteção e Defesa Animal do município de Toledo

28 jan 2026 - 10h43
(atualizado às 11h13)
Resumo
O cão comunitário Abacate morreu após ser baleado em Toledo, Paraná, mobilizando a comunidade, que organiza protestos contra maus-tratos a animais e pede justiça para o caso.
Cão comunitário 'Abacate' morre após levar tiro no Paraná e mobiliza cidade
Cão comunitário 'Abacate' morre após levar tiro no Paraná e mobiliza cidade
Foto: Reprodução/cimouraa/Instagram

Na mesma semana em que a morte do cachorro Orelha ganhou repercussão nacional, outro pet comunitário também não resistiu após ser vítima de maus-tratos. Nesta terça-feira, 27, o cão Abacate morreu depois de ter sido baleado em Toledo, no oeste do Paraná. Quem divulgou o caso foi Cinthia Moura, a coordenadora de Proteção e Defesa Animal do município. 

Em uma publicação nas redes sociais, ela detalhou como tudo ocorreu. Já conhecido pela vizinhança do bairro Tocantins, Abacate foi encontrado baleado ainda durante a manhã. Ferido, o cãozinho foi resgatado por pessoas da comunidade e encaminhado para atendimento veterinário particular. 

Publicidade

O cachorro chegou a passar por exames e por procedimento cirúrgico, mas, devido à gravidade dos ferimentos, não resistiu. "É pelo Orelha. É pelo Abacate. É por todos os animais que não têm voz que seguiremos firmes no combate aos maus-tratos no município de Toledo", escreveu Cinthia. 

De acordo com a coordenadora, o caso já foi encaminhado à Polícia Civil. 

Morador do bairro Tocantins, Leandro Volanick compartilhou fotos de Abacate nas redes sociais e lamentou a morte do cãozinho. “Mais um anjinho no céu. Você venceu, campeão, já quem fez isso contigo não tem perdão”, escreveu.

Segundo Volanick, uma manifestação organizada pela comunidade está marcada para as 10h do próximo sábado, 31, no Parque do Povo de Toledo. “Ele não pode ser esquecido”, disse, pedindo por justiça.

Publicidade

Veja a publicação

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações