Dois adolescentes investigados pela morte do cão comunitário Orelha retornaram ao Brasil após viagem aos EUA, tiveram celulares e roupas apreendidos e foram intimados a prestar depoimento sobre o caso que gerou grande comoção nacional.
Os dois adolescentes suspeitos de envolvimento nas agressões ao cão comunitário Orelha retornaram ao Brasil. A informação foi divulgada pela Polícia Civil de Santa Catarina na tarde desta quinta-feira, 29. Os menores estavam em uma viagem “pré-programada” aos Estados Unidos após a morte do animal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo as autoridades, a Polícia Civil identificou a antecipação do voo de retorno ao Brasil por meio de um monitoramento realizado em conjunto com a Polícia Federal. Ainda no Aeroporto Internacional de Florianópolis, em uma sala restrita, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, com a apreensão de celulares e roupas pertencentes aos menores.
Eles também foram intimados a prestar depoimento. Ao todo, quatro adolescentes são apontados como autores do espancamento que resultou na morte de Orelha. O caso repercutiu nacionalmente e gerou revolta.
Entenda o caso
O ataque brutal ao cão ocorreu na Praia Brava, região nobre do litoral catarinense, no último dia 15. O animal, que vivia há pelo menos dez anos na localidade, era cuidado por moradores e era considerado um cão comunitário.
Segundo o Ministério Público, Orelha sofreu agressões na região da cabeça e precisou ser submetido à eutanásia durante atendimento veterinário, após tentativas de reversão clínica do quadro, devido à gravidade das lesões.
A Polícia Civil de Santa Catarina identificou ao menos quatro adolescentes suspeitos de ter praticado a agressão de forma violenta, com a intenção de causar sua morte. Na última terça-feira, 27, um advogado e dois empresários, familiares dos menores, foram indiciados pelo crime de coação no curso do processo. O inquérito policial foi encaminhado ao Fórum.
As defesas dos adolescentes e dos indiciados não foram localizadas pela Terra.