Anvisa publica resoluções proibindo ingresso de canetas emagrecedoras no Brasil

Medicamentos sem registro sanitário na Agência só podem ser importados excepcionalmente e para uso exclusivamente pessoal

21 nov 2025 - 19h14
(atualizado às 19h59)
Resumo
Anvisa proibiu a comercialização, fabricação e uso de canetas emagrecedoras sem registro sanitário no Brasil, permitindo apenas importação excepcional para uso pessoal com prescrição médica.
Anvisa proíbe ingresso de canetas emagrecedoras no Brasil
Anvisa proíbe ingresso de canetas emagrecedoras no Brasil
Foto: Reprodução/Unplash/sweetlifediabetes

A Anvisa divulgou resoluções que proíbem a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de alguns medicamentos agonistas de GLP-1 — as canetas emagrecedoras, como são popularmente conhecidas.

Segundo comunicado, a publicação engloba os produtos T.G. 5 (RE 4.030) ; Lipoless (RE 3.676) ; Lipoless Eticos (RE 4.641), Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4.641) e T.G. Indufar (RE 4.641).

Publicidade

Medicamentos sem registro no Brasil só podem ser importados de forma excepcional e para uso exclusivamente pessoal, mediante prescrição médica e o cumprimento de requisitos adicionais”, informa o texto.

A Anvisa explica que essas medidas foram adotadas e propaganda e comercialização irregulares das canetas emagrecedoras, “o que é proibido para medicamentos no Brasil”, destaca o comunicado.

“Nenhum medicamento pode ser comercializado no Brasil com orientações ou bula em língua estrangeira, o que implica riscos aos pacientes, como dificuldade de compreensão para o paciente e erros de administração”, finaliza a agência reguladora.

Carlos Nobre faz alerta na COP30: ‘Desastres naturais não vão parar de acontecer’
Video Player
Fonte: Portal Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações