Anvisa proibiu a comercialização, fabricação e uso de canetas emagrecedoras sem registro sanitário no Brasil, permitindo apenas importação excepcional para uso pessoal com prescrição médica.
A Anvisa divulgou resoluções que proíbem a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de alguns medicamentos agonistas de GLP-1 — as canetas emagrecedoras, como são popularmente conhecidas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo comunicado, a publicação engloba os produtos T.G. 5 (RE 4.030) ; Lipoless (RE 3.676) ; Lipoless Eticos (RE 4.641), Tirzazep Royal Pharmaceuticals (RE 4.641) e T.G. Indufar (RE 4.641).
“Medicamentos sem registro no Brasil só podem ser importados de forma excepcional e para uso exclusivamente pessoal, mediante prescrição médica e o cumprimento de requisitos adicionais”, informa o texto.
A Anvisa explica que essas medidas foram adotadas e propaganda e comercialização irregulares das canetas emagrecedoras, “o que é proibido para medicamentos no Brasil”, destaca o comunicado.
“Nenhum medicamento pode ser comercializado no Brasil com orientações ou bula em língua estrangeira, o que implica riscos aos pacientes, como dificuldade de compreensão para o paciente e erros de administração”, finaliza a agência reguladora.