"Eleição decisiva", diz organização da Parada do Orgulho LGBT+

Tema "Vote com Orgulho" foi escolhido por unanimidade entre a comunidade. Em 2018, Parada tratou da representação em cargos políticos

1 jun 2022 - 16h05
(atualizado em 6/6/2022 às 17h18)
Em ano de eleições presidenciais, "Vote com orgulho" é tema da Parada do Orgulho LGBT de 2022
Em ano de eleições presidenciais, "Vote com orgulho" é tema da Parada do Orgulho LGBT de 2022
Foto: Divulgação

Marcada para o dia 19 de junho, a 26ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo traz como tema “Vote com orgulho”.  Para a Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo (APOLGBT SP), o tema, escolhido quase por unanimidade pela comunidade, reflete questões muito importantes para a atualidade e tem um peso significativo, uma vez que o evento é a maior mobilização sobre o tema no mundo.

"Nesse ano o voto não vai ser apenas em quem a gente tem mais afinidade. Será garantir que continuemos numa democracia, ou seguimos para um terreno escuro e perigoso do fascismo. Por isso a importância de pesar muito e votar de forma consciente e coletiva. No futuro, é mais fácil cobrar um democrata do que um fascista", defendeu a presidente da APOLGBT SP, Cláudia Garcia. 

Publicidade

Ela também destaca a importância de se pensar na configuração do Congresso. "Temos hoje uma bancada extremamente conservadora, com pouca representatividade progressista e isso impacta nos nossos direitos. Corremos o risco de perder conquistas já adquiridas e isso é extremamente grave. Por isso o tema é mais do que importante.

Segundo a Associação Nacional de Transexuais e Travestis (Antra), as eleições municipais de 2020 tiveram um recorde de candidaturas trans e de pessoas trans eleitas. Foram 294 candidaturas pelo Brasil, sendo 30 coletivas e apenas 2 para prefeitura e 1 para vice-prefeitura. Isso representa um aumento de 226% em relação a 2016, quando foram  89 candidaturas. 

Parada do Orgulho LGBT desse ano discute sobre a importância do voto
Foto: DW / Deutsche Welle

Em maio, a Aliança Nacional LGBTI+ divulgou dados parciais do Programa Voto com Orgulho, que mapeia candidaturas LGBTI+ em todo o País. Vale ressaltar que o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza dados apenas com classificação de gênero masculino e feminino, e não solicita informação sobre a sexualidade dos candidatos. Por isso a necessidade de iniciativas que mapeiem essas candidaturas. Na primeira parcial que mostra dados para as eleições de 2022, foram identificadas 64 pré-candidaturas de pessoas LGBTI+ e 10 pessoas aliadas da causa. 

Parada do Orgulho LGBT volta a ser presencial
Foto: Thomas Faull/Divulgação

O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho Cláudio Nascimento, declarou que “é necessário mapear as pré-candidaturas LGBTI+ e de pessoas aliadas e construir estratégias de articulação, comunicação e visibilidade política junto aos partidos, movimentos sociais e entidades que possam apoiar ações para as pré-candidaturas, buscando ampliar a representatividade LGBTI nos espaços de poder. É fundamental conhecer quantas/os seremos para nos planejar, construir e implementar estratégias de articulação, apoio e capacitação a essas pré-candidaturas. Queremos mais LGBTI+ nos espaços de poder e decisão. Para isso, pedimos que todas as pessoas LGBTI+ e aliadas façam o seu cadastro”.

Publicidade

O cadastro de pré-candidaturas  pode ser feito através do formulário online.

O que considerar na hora do voto se você é uma pessoa LGBTIA+ ou aliada

  • Mapeie perfis de candidatos LGBTI+ ou aliados na sua cidade/ região
  • Pesquise como o seu candidato se posiciona sobre o tema. Vale entrevistas, coletivas, falas em sessões, notas oficiais. 
  • Denuncie posturas homofóbicas de candidatos. A homofobia mata. Segundo a ONG Transgender Europe, o Brasil é campeão mundial nos crimes contra a população LGBT.
  • Alie-se a entidades e organizações de apoio à comunidade LGBTQIA+
  • Converse com sua comunidade sobre as demandas da população LGBTQIA+ em todas as esferas de serviço público: saúde, educação, segurança, renda e outros. Com isso, verifique se as propostas de governo do seu candidato está alinhada às necessidades. 

Terra na Parada LGBT+🌈

A 26ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior do Brasil, volta à Av. Paulista. Após duas edições virtuais, a Parada será realizada no dia 19 de junho e traz como tema o voto: 'Vote com orgulho - por uma política que representa'. Neste ano, o Terra patrocina a Parada e preparou uma série de conteúdos sobre o movimento LGBTQIA+, na Paulista e pelo mundo. Acompanhe a cobertura em Terra NÓS, a vertical de diversidade do Terra.

Parada LGBT+ volta à Av. Paulista com patrocínio do Terra
Video Player
Fonte: Redação Nós
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se