Servidores da Funai marcam greve para o dia 23 e ato em SP pede saída de presidente do órgão

Mobilizações buscam punição a assassinos de Bruno Pereira e Dom Phillips e mudanças na condução política da Fundação Nacional do Índio

18 jun 2022 - 17h02
(atualizado em 19/6/2022 às 09h40)

Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) que atuam em todo o País preparam um ato nacional de greve, em protesto contra as ações e falas praticadas por seu atual presidente, Marcelo Xavier, e pelas mortes brutais do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. A manifestação está marcada para a próxima quinta-feira, 23, a partir das 10h, e deve incluir todas as unidades do País. Neste sábado, 18, com o mesmo propósito, um ato foi realizado na Avenida Paulista, em São Paulo.

Indígenas e defensores da floresta se reúnem em ato que pede justiça por Bruno Pereira e Dom Phillips e mudanças na condução da Funai
Indígenas e defensores da floresta se reúnem em ato que pede justiça por Bruno Pereira e Dom Phillips e mudanças na condução da Funai
Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO CONTEÚDO

"Nós, servidoras e servidores da Funai, mobilizados nacionalmente e representados por nossas entidades, convocamos a todas/os para estarem conosco no ato nacional de greve", informou, em nota, a Indigenistas Associados (INA), grupo que reúne servidores da fundação.

Publicidade

"Manifestaremos nossa profunda tristeza e indignação pelo assassinato bárbaro do nosso colega Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e exigiremos a devida identificação e responsabilização de todos os culpados. Exigiremos, ainda, a saída imediata do presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição", declara a INA.

Ainda pela manhã, representantes da INA ocuparam o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para protestar contra o abandono da Funai e reivindicar troca no comando do órgão. Delegado da PF, Marcelo Xavier chegou à presidência da Funai em julho de 2019, apoiado pela bancada ruralista. Ele assumiu no lugar do general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que tinha deixado o cargo em junho, após ser alvo de forte pressão da bancada do agronegócio. Franklimberg estava havia menos de cinco meses no cargo quando foi trocado.

Perseguição

Depois de quatro meses no comando, Xavier fez uma demissão generalizada na Funai e trocou 15 coordenações de áreas da autarquia. Alguns coordenadores ficaram sabendo da exoneração pelo Diário Oficial da União. Naquele mesmo mês de outubro, ele demitiu Bruno Pereira, que era coordenador-geral de Índios Isolados.

Pereira era um dos principais especialistas do órgão e vinha liderando todas as iniciativas de proteção aos povos isolados. Ele tinha acabado de realizar uma grande operação na região do Vale do Javari, que resultou na destruição de dezenas de balsas ilegais.

Publicidade

Quem também foi afastado foi o coordenador de desenvolvimento de pessoal do órgão, Haroldo Niemeyer Resende, sem nenhum tipo de comunicação prévia. Ele havia apontado situações de ingerências e pressão sobre servidores.

Além de troca de comandos, Xavier passou a investigar servidores e lideranças indígenas, sob a acusação de que atuariam para colocar barreiras à aprovação de uma rede de alta tensão entre Manaus e Boa Vista, projeto prioritário de Bolsonaro.

Em setembro do ano passado, o Ministério Público Federal acusou Xavier de improbidade administrativa, por desobedecer a um acordo judicial no qual a autarquia se comprometia a avançar na demarcação do território indígena Munduruku, em Santarém (BA).

Em novembro de 2021, Xavier decidiu impedir que servidores da autarquia pudessem visitar terras indígenas em processo de demarcação. Sua ordem era que os deslocamentos só poderiam ocorrer nos casos em que a terra já estivesse "homologada ou regularizada".

Publicidade

Vigília

Desde o primeiro dia de desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, representantes da Indigenistas Associados (INA) fizeram vigílias em Brasília, para cobrar a reação das autoridades nas buscas. Na semana passada, a INA também exigiu que Xavier se retratasse a respeito de declarações que havia dado sobre os jornalistas. Diferentemente do que afirmou a veículos de imprensa, ambos tinham autorização para entrar na região do Javari.

Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do DF, Gustavo Vieira disse que a decisão sobre o ato de greve é resultado de uma reunião nacional realizada com servidores da Funai. "Tivemos uma assembleia com mais de 200 pessoas da Funai do País inteiro e deliberamos para realização dessa greve", comentou. As vigílias deverão prosseguir, em frente à sede da Funai, em Brasília.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações