Entenda o que é e o que faz um indigenista

Desaparecimento de Bruno Pereiro com o jornalista Dom Phillips na Amazônia despertou interesse da população sobre atuação

Foto: Wilton Junior/Estadão

Dicionário

Segundo o Michaellis, Indigenista é uma pessoa que atua em prol das populações indígenas perante os órgãos políticos e públicos responsáveis pela integração, proteção e cultura desses povos.

Foto: Agência Brasil

Indigenismo

O Instituto Socioambiental explica que o indigenismo teve início no Brasil em 1910, quando "foram criados mecanismos jurídicos e administrativos específicos, em âmbito federal, para conduzir as relações junto aos povos indígenas".

Foto: Arquivo Nacional MAPA Memória da Administração Pública Brasileira

Funai

Desde 1967, a Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial responsável pela promoção e proteção aos direitos dos povos indígenas de todo o território nacional. Bruno, inclusive, atuou no órgão por 23 anos.

Foto: Agencia Brasil

Fora da aldeia

Cabe destacar que indigenistas são as pessoas não indígenas que lutam pela promoção dos direitos e proteção da população. Em geral, atuam de forma bastante direta com lideranças indígenas para a construção das políticas e pautas.

Foto: Agência Brasil / Renato Araujo

Célebres

Outros nomes presentes no imaginário popular são indigenistas, como o Marechal Cândido Rondon, primeiro a lutar por políticas de preservação dos povos originários e primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Seu sobrenome, inclusive, inspirou o nome do estado de Rondônia.

Foto: Wikimedia Commons

Irmãos na luta

Também célebres, os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas foram responsáveis pela criação do Parque Indígena do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo governo federal e maior do mundo. A história foi contada no filme "Xingu".

Foto: Divulgação

Conhecimento

Apesar de envolver muito estudo e conhecimento, não há uma graduação específica, sendo uma área de estudo ampla de diversos campos como História, Etnologia, Antropologia e Sociologia, entre outros.

Foto: FLCH - USP

Nas universidades

Existem, no Brasil, diversos núcleos de estudos indigenistas como o NHII - Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP e o Núcleo de Estudos Sobre o Índio e o Indigenismo na UFG.

Foto: UFG

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa

Foto: BBC News Brasil