Em 21 de junho de 2001, no coração da árida Austrália Ocidental, a BHP Iron Ore fez história. Naquele dia, um trem com 682 vagões e oito locomotivas percorreu 275 km entre as minas de Newman e Yandi e o porto de Port Hedland (Austrália Ocidental), marcando um ponto de virada na engenharia ferroviária.
Com 7,3 km de comprimento e pesando 99.732 toneladas, esse gigante de aço conquistou um lugar no Guinness Book of World Records como o trem de carga mais longo e pesado do mundo. Mais de vinte anos depois, seu feito permanece imbatível.
O dia em que a Austrália desafiou os limites do transporte ferroviário
Embora parecesse uma demonstração de força bruta, o objetivo não era quebrar recordes, mas testar uma tecnologia que moldaria o futuro do transporte pesado. A BHP queria testar a eficácia do sistema de Potência Distribuída (DP), que permite a distribuição da energia de tração entre locomotivas localizadas em diferentes pontos ao longo do trem, todas coordenadas eletronicamente a partir de uma única cabine.
O desafio era um único maquinista controlar oito locomotivas distribuídas ao longo de 7 km, com distâncias de até 1 km entre elas. Uma façanha logística e de comunicação que, segundo a própria BHP, "reduziu o estresse nos engates, melhorou a estabilidade e otimizou o consumo de energia".
Oito locomotivas, milhares de rodas e sincronização perfeita
Cada uma das locomotivas General Electric AC6000CW desenvolve mais de 6 mil hp. Juntas, elas puxam um trem de 5.648 rodas que ...
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