O carro mais vendido na França em 2025 superou todos os seus concorrentes

O mercado automobilístico francês encerrou 2025 em baixa, registrando um declínio de 5% e 1,63 milhão de emplacamentos; Nesse contexto de estagnação, apenas os veículos elétricos conseguiram contrariar a tendência, impulsionados pelo novo incentivo governamental; Mas o verdadeiro destaque veio da Renault: o Clio esmagou a concorrência, deixando o Peugeot 208 para trás; Entre a ascensão meteórica do R5 e a preocupante queda do Dacia Sandero, descubra os principais números e paradoxos de um ranking nacional completamente transformado

8 jan 2026 - 12h09
(atualizado às 17h57)
Foto: Xataka

O ano de 2025 já passou e, como era de se esperar, com 1,63 milhão de carros novos vendidos na França, o mercado automobilístico apresentou queda de 5,02% em números absolutos em comparação com 2024 (com apenas um dia útil a menos em 2025). Todos os indicadores, portanto, estão em alerta máximo, com a possível exceção dos veículos elétricos, cuja participação de mercado atingiu 20% no ano, contra 17% em 2023 e 2024.

Isso se deve, mais uma vez, ao incentivo para veículos elétricos que substituiu o bônus e ao retorno do leasing social, embora com menos sucesso do que no ano anterior.

Publicidade

Quanto aos carros mais vendidos na França, também não há grandes surpresas. O domínio esperado do primeiro lugar se concretizou, e o Renault Clio arrasou a concorrência. Em um mercado lento, o Renault Clio continuou ganhando terreno em 2025, mesmo com a previsão de uma reformulação naquele outono.

O Peugeot 208, apesar de oferecer uma versão elétrica, não conseguiu competir. A montadora francesa terá que pensar muito para garantir um lançamento bem-sucedido do próximo 208.

O Renault Clio arrasa a concorrência

Em 2025, o Clio foi o único modelo a ultrapassar a marca de 100 mil unidades vendidas. Os demais modelos ficaram bem atrás. O segundo lugar, ocupado pelo Peugeot 208, registrou apenas 73.092 vendas. Essa enorme diferença é difícil de explicar, já que uma discrepância tão grande entre os dois carros mais vendidos do país é rara.

Sabe-se que a Stellantis teve um alto índice de emplacamentos táticos ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Não é só a Tesla: Ford lança IA própria que conversa com você, aposenta os botões do painel e responde perguntas que nem o mecânico saberia de cabeça

Ojai: o novo robotáxi da Waymo quer conquistar os EUA e destronar Tesla e Uber

O presidente da Porsche está de saída, admitindo um erro em um momento em que a marca mal consegue dar lucro

Não tente isso em casa: brasileiros convertem Fiat Siena para hidrogênio sem trocar o motor original

Um Volvo S80 está estacionado no meio de um lago há 13 anos, e se tornou atração turística

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações