A Câmara Municipal de Madrid renovará completamente a rede de radiocomunicações dos túneis da M-30, um sistema em funcionamento há quase duas décadas e vital para a coordenação dos serviços de emergência e para manter os condutores informados no subterrâneo. O processo de licitação para o projeto começou na última quarta-feira (5/11), com um orçamento de 4,8 milhões de euros (cerca de R$ 29,6 milhões).
Por que é necessária uma renovação?
Os 48 quilômetros de túneis da M-30 registram 488 milhões de usuários por ano, segundo o jornal El Mundo. O sistema de radiocomunicações atual é praticamente o mesmo utilizado quando esses túneis subterrâneos foram inaugurados, há quase 20 anos. Como qualquer tecnologia, ele requer atualizações para continuar prestando serviços e garantir respostas rápidas a qualquer incidente.
Quais sistemas mantêm a comunicação?
Conforme relatado pelo jornal, a infraestrutura possui duas redes separadas que permitem a coordenação entre as forças de segurança. O sistema TETRAPOL abrange a Polícia Nacional e a Guarda Civil, enquanto o TETRA conecta a Polícia Municipal, o Corpo de Bombeiros e o SAMUR (serviço médico de emergência de Madrid). Além disso, segundo o jornal El Mundo, esses sistemas garantem o funcionamento dos canais analógicos de emergência, das comunicações da Calle 30 de Madrid e das estações de rádio FM comerciais.
Tudo isso funciona graças a dois cabos irradiantes instalados no teto do túnel: um exclusivo para os serviços de emergência e o outro ...
Matérias relacionadas
O erro comum que faz insetos sobreviverem ao inseticida — e o que você deve fazer para impedir isso
Ucrânia encontrou tesouro contra a Rússia no lugar mais inesperado: locações secretas de filmagens