Coalizão de empresas já viabilizou 1 em cada 3 veículos eletrificados do Brasil

Aliança pela Mobilidade Sustentável, fundada pela 99, colocou nas ruas mais de 200 mil veículos eletrificados; agora veja as metas para 2030

4 dez 2025 - 18h24
Resumo
Aliança pela Mobilidade Sustentável, fundada pela 99, colocou nas ruas mais de 200 mil carros e motos eletrificadas; hoje, bloco anunciou a chegada de 9 novos membros e suas metas para 2030

A Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa fundada e liderada pela 99 com o objetivo de impulsionar uma mobilidade mais limpa e sustentável no Brasil, é responsável por viabilizar 37% da frota de veículos

eletrificados do país desde sua criação, em 2022.

Publicidade

Da frota total de 566.587 veículos eletrificados, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 212 mil estão nas ruas como resultado de ações da Aliança.

A coalizão, que articula aplicativos, montadoras, empresas de infraestrutura, locadoras, instituições financeiras e iniciativas de crédito de carbono, também é responsável por 1/3 dos pontos de recarga espalhados pelo Brasil. 

De acordo com o bloco, os resultados são fruto de planejamento e investimentos no setor. Nos seus três anos de existência, a Aliança já soma mais de R$ 410 milhões investidos em mobilidade elétrica.

"O objetivo central da Aliança é criar condições reais para a adoção de veículos elétricos no Brasil, com foco em motoristas e motociclistas de aplicativo, os primeiros usuários naturais destes veículos, que encontram na mobilidade elétrica mais economia, eficiência e melhor qualidade de vida", diz Thiago Hipólito, diretor de Inovação da 99 e fundador da frente.

Publicidade
Em evento em São Paulo, bloco anuncia chegada de 9 novos membros e  metas para 2030
Em evento em São Paulo, bloco anuncia chegada de 9 novos membros e metas para 2030
Foto: 99/Divulgação

Em seu 3º Fórum, realizado neste dia 4 de dezembro no Figueira Rubayiat, em São Paulo, com lideranças empresariais e especialistas para discutir temas centrais da eletromobilidade no Brasil, a Aliança fez um balanço dos resultados de suas iniciativas, anunciou as metas para 2030 e a chegada de nove novas empresas parceiras (GAC, Kinto, BR22, Seteloc, Riba Bike, Bebike, Bliv, Serttel, GoMoov), que vão se somar às 23 atuais.

A eletrificação da frota brasileira é uma grande prioridade para a 99, que já opera com mais de 30 mil veículos eletrificados em 173 municípios no país, acumulando mais de 267 milhões de quilômetros rodados e 34 milhões de viagens realizadas por estes veículos, que transportaram 51 milhões de passageiros. Esta operação já levou à redução de 31,2 mil toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente ao plantio de

mais de 245 mil árvores.

Contudo, a eletrificação da mobilidade é um compromisso contínuo e exige visão de longo prazo. Por isso, até 2030, as metas da Aliança são:

  • 130 mil veículos eletrificados na 99
  • 60 mil estações de recarga pelo Brasil

Para 2040, o compromisso é ainda maior: consolidar um ecossistema de mobilidade inclusivo, acessível, escalável e verdadeiramente sustentável, ampliando o impacto ambiental positivo e contribuindo para cidades mais inteligentes e humanas.

Publicidade

"A BYD se orgulha de fazer parte da Aliança. Acompanhar os resultados alcançados, além de construir, junto a parceiros tão comprometidos, reforça nossos valores e nossa missão de acelerar a transição energética no Brasil. Seguimos firmes no propósito de reduzir a temperatura da Terra em 1°C e liderar, com responsabilidade, a criação de um ecossistema de transporte mais limpo, eficiente e acessível para os brasileiros", destaca Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de Marketing e Comercial da BYD no Brasil.

"Estamos construindo, juntos, um ecossistema que torna a mobilidade elétrica possível no Brasil. São três anos de parceria, aprendizado e evolução. Cada veículo na rua representa impacto real: menos emissão, mais eficiência e mais dados que ajudam a aprimorar o futuro. Seguimos confiantes que o ano de 2026 será o ano da aceleração desse movimento, ampliando impacto, tecnologia e mobilidade limpa no

país", afirma Paulo Henrique Andrade, CEO da Ituranmob, parceira da Aliança.

Fonte: 99
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações