Carregar o carro elétrico em casa é economia na certa

Motorista de carro elétrico da 99 mostra como carregamento residencial garante conveniência e até 80% de economia

8 set 2025 - 21h25
Resumo
Carregar o elétrico em casa dá mais autonomia, menos custo e até 80% de economia. Arthur Bongiorno, motorista cadastrado na 99, conta como essa escolha mudou seu dia a dia

Para quem roda muito, seja de carro ou moto, cada centavo economizado no quilômetro conta - e, no caso dos veículos elétricos, acredite: essa diferença pode ser gigantesca. 

Cerca de 60% dos motoristas de EVs escolhem carregar seu carro em casa, por motivos simples: conveniência e economia. Sem filas, sem deslocamentos extras e com um custo muito menor que o de recargas em estações públicas. 

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Em São Paulo, por exemplo, recarregar 50 kWh da bateria do carro em casa custa cerca de R$ 44,50, o que equivale de R$ 0,08 a R$ 0,12 por km rodado. Em pontos públicos, esse valor sobe para R$ 0,24 a R$ 0,36 ou mais. O resultado é uma economia que pode chegar a 72% nas viagens em comparação com carros a gasolina.

Carregar o elétrico em casa dá mais autonomia, menos custo e até 80% de economia. Arthur Bongiorno, motorista cadastrado na 99, conta como essa escolha mudou seu dia a dia
Carregar o elétrico em casa dá mais autonomia, menos custo e até 80% de economia. Arthur Bongiorno, motorista cadastrado na 99, conta como essa escolha mudou seu dia a dia
Foto: Divulgação

O motorista Arthur Bongiorno, parceiro da 99, sentiu essa diferença no bolso. 

“Trabalhei com transporte por aplicativo por oito anos como renda secundária, mas há três anos, quando me desliguei da área comercial de uma rede de varejo, comecei a trabalhar exclusivamente como motorista de app. Estou com o BYD D1 há quase 2 anos e a decisão de trocar o carro a combustão por um elétrico foi quase instantânea”, conta.

A conta de Arthur foi simples: custo por quilômetro rodado versus autonomia. 

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“Minha primeira experiência foi com o Nissan Leaf, onde já tive uma grande economia. Quando surgiu a oportunidade de ter o BYD D1, não pensei duas vezes. Ele me entrega ainda mais autonomia. Hoje, rodo com um custo de R$ 0,11 por quilômetro. Com meu carro antigo, esse custo era de R$ 0,60 por quilômetro. Ou seja, economia real de cerca de 80%”, explica.

Essa redução tem impacto direto no orçamento mensal. “Eu gastava cerca de R$ 3.200 por mês com gasolina e agora gasto R$ 700 com conta de luz. É uma diferença enorme. Com incentivos da 99 e o uso das recargas da Easy Volt e Zletric, o custo que já era menor ficou ainda mais vantajoso. Como? Quando instalei um carregador próprio em casa”, afirma o motorista.

Além da economia em recarga, os motoristas também relatam redução significativa no custo com a manutenção do veículo, proporcionando previsibilidade. “Já rodei 90 mil quilômetros e nunca tive problemas. O carro nunca precisou de reparo ou foi para a oficina por falha mecânica. Só faço manutenções preventivas. A manutenção do carro elétrico praticamente não existe. Estou muito feliz”, completa Bongiorno.

Experiências como a de Arthur mostram que a mobilidade elétrica vai muito além de ser uma tendência: é uma escolha inteligente, especialmente para quem roda muito e os ganhos para os motoristas na categoria 99electric-Pro são 60% maiores em relação ao 99Pop, sendo cerca de R$ 2 mil a mais comparado aos veículos a combustão.

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Com conveniência, custo reduzido e menos idas à oficina, carregar o carro em casa não é só uma questão de economia, mas de qualidade de vida e mais tempo para o que importa.

Fonte: 99
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