A Chevrolet anunciou uma mudança importante nos motores 1.0 turbo dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker a partir da linha 2026. A correia dentada agora será fornecida pela Dayco, substituindo a antiga peça da Continental. Segundo a marca, a nova correia é mais resistente e tolera melhor situações de uso severo ou manutenção inadequada.
De acordo com a GM, muitos donos dos veículos não seguem corretamente o plano de revisão indicado no manual. Isso faz com que a correia sofra desgaste prematuro. Embora a marca não culpe diretamente os motoristas, reconhece que esse descuido contribuiu para vários casos de falha nos motores.
Pensando nisso, a Chevrolet optou por uma correia mais robusta e confiável. O novo componente suporta até mesmo o uso de óleos de qualidade inferior, o que é comum em trocas fora da concessionária. Assim, a montadora espera reduzir as reclamações relacionadas a danos no motor causados por falta de manutenção adequada.
A nova correia da Dayco será adotada em todos os modelos com o motor 1.0 turbo da GM. Isso inclui o Onix, o sedã Onix Plus e o SUV Tracker. Mesmo que o componente anterior estivesse dentro das especificações, a mudança visa aumentar a durabilidade e evitar prejuízos aos proprietários.
Vale lembrar que a correia banhada a óleo exige cuidados específicos, principalmente nas trocas de óleo do motor. Usar produtos fora das recomendações pode comprometer a vida útil da peça. Com a atualização, a Chevrolet quer oferecer uma solução mais tolerante a erros comuns de manutenção.
A alteração já está valendo para os modelos 2026 e deve se estender a todas as futuras versões com esse tipo de motorização. Portanto, quem comprar um Chevrolet 1.0 turbo a partir de agora, já terá o novo componente instalado de fábrica.