Volkswagen Tiguan ganha nota máxima no Latin NCAP e vem ao Brasil em 2026

Já confirmado para 2026, novo VW Tiguan conquista 5 estrelas no crash test do Latin NCAP, que também avaliou o Toyota Yaris e o Kia EV4

11 dez 2025 - 16h34
(atualizado às 19h44)
Volkswagen Tiguan no crash test do Latin NCAP
Volkswagen Tiguan no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Além do Toyota Yaris Cross, o Latin NCAP também divulgou mais uma rodada de testes de 2025 com outros três modelos avaliados. O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe também testou os novos Volkswagen Tiguan, Kia EV4 e o Toyota Yaris Sedan/Hatchback. O primeiro já teve o lançamento confirmado para o Brasil em 2026 e conquistou cinco estrelas na avaliação.

Novo Volkswagen Tiguan foi confirmado recentemente para o Brasil

O Volkswagen Tiguan, produzido no México, obteve cinco estrelas. O modelo oferece 6 airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e tecnologias ADAS de série e ganhou 85,79% de proteção para Ocupante Adulto, 80,96% em Ocupante Infantil, 79,69% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 92,15% em Assistência à Segurança. 

Publicidade
Volkswagen Tiguan no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU), AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS), Sistema de Assistência à Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). 

As tecnologias AEB, LSS e BSD são oferecidas como equipamento de série em todas as versões e em todos os mercados. De acordo com o Latin NCAP, o novo Volkswagen Tiguan apresentou uma estrutura instável combinada com uma área dos pés instável, o que explica a baixa pontuação em proteção para adultos no teste frontal, que é compensada pelo bom desempenho dos sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags. 

Volkswagen Tiguan no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Os cenários de impacto lateral e impacto lateral de poste obtiveram pontuações completas, bem como bom desempenho no teste de chicotada cervical. A pontuação do ocupante infantil foi quase completa, afetada negativamente apenas pela perda de pontos devido ao risco potencial resultante da interação do airbag de cortina com crianças que viajam no banco traseiro voltadas para trás. 

A proteção de pedestres apresentou um desempenho robusto por meio de uma boa combinação de segurança passiva e ativa. A segurança ativa apresentou boa pontuação, explicada pelo desempenho sólido e pela padronização do AEB e do BSD. O desempenho estrutural e o acionamento do airbag de cortina devem ser melhorados para eliminar qualquer risco potencial. O modelo foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante.

Publicidade
Kia K4 no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Kia EV4 é um elétrico com visual futurista

Já o Kia EV4, produzido na Coreia do Sul, obteve cinco estrelas. O Kia EV4 elétrico, que oferece seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade e tecnologias ADAS de série, ganhou 82,86% de proteção para Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 69,23% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,26% em Assistência à Segurança. 

O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres, ESC, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias, AEB Cidade, AEB Interurbano, Sistema de Assistência à Velocidade (SAS), Sistema de Assistência à Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). O AEB e o LSS são oferecidos como equipamento de série em todas as versões e em todos os mercados.

Kia K4 no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O EV4 apresentou estrutura estável combinada com área dos pés instável na colisão frontal. A proteção oferecida no impacto lateral foi completa para adultos, enquanto no cenário de impacto lateral de poste apresentou proteção fraca no peito do passageiro. A proteção contra a chicotada cervical foi boa. 

Os ocupantes infantis apresentaram proteção completa em impactos frontais e laterais e pontuação completa na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). A proteção de pedestres apresentou proteção marginal, fraca e deficiente na cabeça e na parte superior das pernas em direção às bordas do veículo. 

Publicidade
Kia K4 no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

A proteção foi boa na parte superior da perna, no centro do veículo e na parte inferior da perna. Em combinação com um sólido desempenho do AEB VRU, a proteção para pedestres e VRU alcançou os pontos necessários para um resultado de cinco estrelas. A segurança ativa apresentou uma boa pontuação, explicada pelo bom desempenho e pela padronização do AEB e do LSS, e pelo BSD quase padrão. O Kia EV4 também foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante.

Toyota Yaris teve duas gerações avaliadas pelo Latin NCAP

Já o Toyota Yaris foi avaliado em duas gerações diferentes. O Latin NCAP avaliou a versão sedan do Yaris de quarta geração, que é um veículo mais atualizado projetado pela Daihatsu e produzido na Tailândia, e a versão hatchback produzida no Brasil apenas para exportação, que obtiveram duas estrelas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se