Toyota Yaris Cross ganha 2 estrelas no Latin NCAP, mas é mais seguro no Brasil
Novo Toyota Yaris Cross perde pontos no crash test do Latin NCAP por falta de itens de segurança que são equipamentos de série no Brasil
O Latin NCAP acaba de divulgar mais uma rodada de testes de 2025. Dentre os quatro modelos avaliados, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o novo Toyota Yaris Cross, que obteve apenas duas de cinco estrelas no crash test. No entanto, é necessário destacar que o resultado não vale para o mercado brasileiro.
Toyota Yaris Cross feito no Brasil é mais seguro
O Toyota Yaris Cross, produzido na Indonésia e no Brasil, obteve 77,01% de proteção para Ocupante Adulto, 69,29% em Ocupante Infantil, 55,60% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 58,14% em Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC.
De acordo com o Latin NCAP, a unidade testada oferece 6 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, mas perdeu pontos por não contar com ACC, frenagem autônoma de emergência e outros itens do pacote ADAS de série em pelo menos 50% das versões vendidas nos respectivos países da América Latina e Caribe.
Yaris Cross brasileiro oferece mais itens de segurança de série
Não é o caso do Toyota Yaris Cross recém-lançado no Brasil, que apesar de ser o mesmo modelo e com a mesma estrutura, já conta com o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) em todas as versões, que inclui Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LKA) com Assistente de Permanência de Faixa (LKC), Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) e Farol Alto Automático (AHB).
A unidade testada pelo Latin NCAP foi produzida na Indonésia e testada de forma voluntária, a pedido da Toyota. De acordo com a entidade, o modelo produzido no Brasil será testado assim que estiver disponível. Recentemente, o mesmo Yaris Cross foi testado pelo ASEAN NCAP, um órgão asiático equivalente ao Latin NCAP e obteve cinco estrelas.
Apesar da falta de itens no modelo avaliado, o Latin NCAP considerou a estrutura do Yaris Cross estável combinada com área dos pés estável. O peito do motorista mostrou proteção marginal nos testes de impacto frontal e lateral de poste. Os ocupantes infantis mostraram proteção completa ao serem instalados voltados para trás com ancoragens ISOFIX, seguindo as melhores práticas globais.
A falta de um interruptor para desativar o airbag do passageiro ao instalar um SRI voltado para trás no banco do passageiro e a falta de sinalização de aviso em conformidade com os requisitos do Latin NCAP contribuíram para a baixa pontuação em Proteção de Ocupantes Infantis. A proteção de pedestres apresentou um desempenho entre regular e baixo devido à falta de pontos VRU do AEB. A falta de Assistência de Velocidade e a impossibilidade de obter pontos devido à disponibilidade do AEB explicam as duas estrelas.