Toyota apresenta protótipo do Prius com sistema plug-in flex

Tecnologia desenvolvida pela fabricante para fomentar a descarbonização será mostrada na Fenasucro & Agrocana 2025

11 ago 2025 - 18h21
Resumo
Tecnologia desenvolvida para o Prius pode vir a se tornar mais uma solução para a descarbonização. Será que vem breve a veremos também em Corolla e Corolla Cross?

A Toyota do Brasil marca presença na próxima edição da feira Fenasucro & Agrocana, que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho, no interior do estado de São Paulo.

Na oportunidade, a fabricante levará um protótipo do Prius híbrido plug-in (PHEV) flex, veículo com tecnologia pioneira de combustão à gasolina ou etanol, com eletrificação a partir de recarga na tomada.

Publicidade
Toyota do Brasil levará o protótipo do Prius híbrido plug-in flex para a Fenasucro & Agrocana de 2025
Toyota do Brasil levará o protótipo do Prius híbrido plug-in flex para a Fenasucro & Agrocana de 2025
Foto: Divulgação

O Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da Toyota em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada "multipathway". O protótipo, por exemplo, pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂ na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.

"A trajetória da Toyota é marcada pelo pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos pioneiros nos híbridos e híbridos flex, em linha com os desafios da descarbonização. Agora, com o protótipo, reafirmamos nosso compromisso com uma mobilidade mais sustentável que gera impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade", destaca Roberto Braun, Diretor de Comunicação e porta-voz de ESG da empresa.

O conceito de multipathway adotado pela Toyota visa oferecer a melhor tecnologia de acordo com o contexto e as necessidades dos clientes de cada região onde a fabricante atua, e a infraestrutura de cada país.

No Brasil, os veículos híbrido-flex são considerados a alternativa mais viável, realista e imediata à descarbonização da mobilidade, a partir do uso de biocombustíveis - como o etanol, solução aplicada há longo prazo no Brasil e possível de ser utilizada também em outros países.

Publicidade

A Toyota do Brasil estará na feira com um estande de 150 m², onde os visitantes poderão compreender melhor sobre cada avanço tecnológico projetado pela fabricante. Neste espaço, entre outras ações, os convidados terão oportunidade de degustar um café expresso servido diretamente da energia do Prius híbrido plug-in flex.

Outras atrações na feira

Além do protótipo, o estande da Toyota destacará versões da picape Hilux e outros modelos da fabricante, como os SUVs SW4 e Corolla Cross híbrido flex.

A participação da Toyota ainda se estenderá à apresentação de Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil no painel "Expansão Global do Etanol", promovido pela Fenabio, que acontece este ano dentro da Fenasucro. O executivo terá a oportunidade de abordar sobre a tecnologia de motorização híbrida flex da empresa, bem como os avanços em outras soluções ante à descarbonização.

André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se