Novo Renault Twingo renasce elétrico e é simpático como o dos anos 1990

Subcompacto volta ao mercado como elétrico e com visual que lembra clássico de 1992

9 nov 2025 - 19h01

Após longa espera, o novo Renault Twingo E-Tech foi finalmente apresentado ao público. O hatch elétrico chega para ocupar a posição de modelo de entrada da Renault entre os veículos eletrificados, papel semelhante ao do Kwid E-Tech no mercado brasileiro.

Novo Renault Twingo E-Tech
Novo Renault Twingo E-Tech
Foto: Renault/Divulgação / Estadão

O visual do modelo de produção preserva muitos traços do conceito apresentado há dois anos, como os faróis semicirculares de LED e as lanternas com o mesmo formato, em clara homenagem ao Twingo original de 1992. A carroceria mantém o estilo arredondado característico, além da entrada de ar falsa no capô, que faz alusão à peça funcional do modelo clássico.

Publicidade

Alguns elementos, porém, foram atualizados. O para-choque dianteiro ganhou aberturas reais para resfriar componentes elétricos, enquanto os vincos laterais e traseiros foram suavizados. As maçanetas redondas entre as portas deram lugar a peças convencionais, mais práticas e discretas.

Interna mantém visual moderno e soluções dos anos 90

Novo Renault Twingo E-Tech
Foto: Renault/Divulgação / Estadão

Por dentro, o Twingo E-Tech traz uma cabine moderna, mas com pitadas de nostalgia. O painel de instrumentos é digital de 7 polegadas, e a central multimídia tem 10 polegadas, mas o acabamento ainda exibe partes da carroceria à mostra nas portas, como no primeiro Twingo.

Na traseira, o espaço é pensado para dois ocupantes, com bancos deslizantes que aumentam o volume do porta-malas. Já o assento dianteiro do passageiro pode ser totalmente rebatido, facilitando o transporte de objetos longos, uma solução inspirada no modelo dos anos 1990.

As dimensões também são parecidas entre Kwid e Twingo. O Kwid E-Tech mede 3,73 m de comprimento, 1,57 m de largura, 1,50 m de altura e 2,43 m de entre-eixos, com porta-malas de 290 litros. Já o novo Twingo tem 3,78 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,49 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. A Renault informa 360 litros de bagageiro, mas pelas imagens divulgadas é provável que o volume tenha sido calculado até o teto.

Publicidade

Primeiro Twingo elétrico da história tem 80 cv de força

Novo Renault Twingo E-Tech
Foto: Renault/Divulgação / Estadão

Totalmente elétrico pela primeira vez em sua história, o Twingo E-Tech é equipado com motor dianteiro de 80 cv e 17,8 mkgf de torque. Pesando 1.200 kg, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e atinge 130 km/h de velocidade máxima.

A bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) tem 27,5 kWh, ligeiramente superior à do Kwid E-Tech (26,8 kWh), garantindo autonomia de até 263 km pelo ciclo WLTP. Em um carregador rápido de 50 kW, o tempo de recarga de 10% a 80% é de cerca de 30 minutos.

O preço oficial ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que o novo Twingo E-Tech custe menos de 20 mil euros (algo em torno dos R$ 110 mil), assim consolidando sua posição como o elétrico mais acessível da Renault na Europa.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se