Revelada oficialmente em maio, a nova geração do Jeep Compass teve a produção iniciada nesta semana em Melfi (Itália). Com visual mais moderno e porte maior, o novo Jeep Compass já é oferecido em versões híbridas e elétricas de até 375 cv e com 650 km de alcance. O novo Jeep Compass deve chegar ao Brasil entre 2027 e 2028 com produção em Goiana (PE).
Produção em Goiana abrirá nova fase da Stellantis
O novo Compass será o primeiro de seis lançamentos nacionais previstos até 2030 para a fábrica de Goiana (PE). A produção deve ter início entre o fim de 2027 e o início de 2028, com lançamento oficial no primeiro trimestre. Ele é feito sobre a plataforma modular STLA Medium, que pode receber motores a combustão, híbridos ou elétricos.
Design atualizado e porte maior
A nova geração do Compass seguirá o estilo já visto na Europa, com linhas mais retas e modernas, além de um porte maior. O modelo terá 4,55 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Já o interior recebeu melhorias no acabamento, e tem como destaque a central multimídia de até 16” e o painel de instrumentos digital tem tela de 10”.
Três opções de motorização
A Stellantis apostará em um portfólio variado para o novo Jeep Compass. Todas as versões eletrificadas terão o motor 1.3 Turbo Flex 270, associado a diferentes sistemas híbridos:
- Híbrido leve (48V) com câmbio automático Aisin de seis marchas;
- Bio Hybrid Plug-in com tração integral e transmissão e-DCT de sete marchas;
- Versão elétrica (BEV), prevista para chegar após o lançamento inicial.
Diferenças técnicas em relação ao modelo europeu
A configuração híbrida leve brasileira deve contar com o atual câmbio automático Aisin de seis marchas, enquanto na Europa utiliza-se uma caixa e-DCT. Já na versão plug-in, o sistema combina um motor elétrico no eixo traseiro para tração integral, permitindo condução puramente elétrica ou híbrida. A proposta é reduzir emissões e oferecer maior eficiência energética.
No mercado europeu, todas as versões do novo Jeep Compass terão algum nível de eletrificação. As versões de entrada trazem um 1.2 turbo com sistema híbrido 48V de 145 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas e tração 4x2. Também há versões híbridas plug-in de 195 cv e três opções elétricas, que variam de 213 cv com tração apenas dianteira e até 375 cv com tração integral 4x4, que traz dois motores elétricos – um em cada eixo. O alcance das versões elétricas chega a 650 km.
Plataforma STLA Medium estreia no Brasil
O novo Jeep Compass 2028 vai inaugurar a plataforma global STLA Medium no mercado brasileiro. Essa base, desenvolvida para veículos a combustão, híbridos e elétricos, prepara o terreno para outros cinco modelos que a Stellantis lançará em Goiana até o fim da década, consolidando o Brasil como polo estratégico de eletrificação para a América Latina.