Nissan lança novo Elgrand com sistema que evita até enjoo dos passageiros

Montadora japonesa acelera plano “Re:Nissan” com modelos empolgantes e mira grande sucesso da Toyota no mercado de minivans premium no Japão

29 out 2025 - 00h59
Nissan Elgrand e Ivan Spinoza
Nissan Elgrand e Ivan Spinoza
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O mexicano Ivan Spinoza, CEO global da Nissan, apresentou nesta quarta-feira, 29, no Japan Mobility Show, a nova geração do Elgrand, um modelo suntuoso que vai atacar diretamente o Toyota Alphard, que é um sucesso no Japão. O Elgrand tem a missão de reintroduzir a Nissan como forte opção no segmento de minivans premium.

Nissan inicia estratégia de crescimento com novos Elgrand, Patrol e Roox

O modelo de quarta geração se baseia no legado do Nissan Elgrand original de 1997. A bela minivan tem design sofisticado, motorização eletrificada e, segundo a Nissan, será capaz de entrar maior prazer ao dirigir e conforto para todos a bordo. O lançamento será no verão japonês de 2026. A montadora promete “viagens extraordinárias que inspiram emoção”.

Publicidade

Ivan Spinoza está à frente da reformulação da Nissan a nível global. Para isso, o mercado doméstico é fundamental, embora o México seja hoje uma mina de outro para a marca japonesa. Além do monovolume Elgrand, Spinoza disse que a Nissan traz como novidade o novo Patrol (SUV) para o primeiro semestre de 2027 , o Araya reestilizado (elétrico) e novo kei-car Roox.

A ideia é “revitalizar o Japão”, ou seja, colocar a Nissan como marca de bandeira do país num momento em que a indústria japonesa é atacada pelos chineses. A BYD, por exemplo, mostrou no Japan Mobility Show seu primeiro kei-car, o Racco.

“Um mercado japonês forte e vibrante é importante para o sucesso global da Nissan. Estamos dedicados a reacender esse espírito honrando nossa herança, lançando o Patrol como um novo carro-chefe para o Japão, elevando o legado do Elgrand por meio da eletrificação e da inteligência avançada, e ultrapassando os limites tecnológicos com nossos veículos elétricos. Nosso objetivo é oferecer uma gama de veículos atraentes, do menor Roox aos nossos modelos principais, que não apenas atendam às necessidades diárias, mas também inspirem emoção e orgulho.” (Ivan Spinoza)

Nissan Elgrand tem sistema e-Power e tração elétrica para dar mais estabilidade

O novo Elgrand é equipado exclusivamente com o sistema híbrido e-Power de terceira geração da Nissan, que apresenta um motor recém-desenvolvido e um sistema de propulsão elétrica modular 5 em 1.

Publicidade

O Nissan Elgrand será o primeiro modelo da linha global da empresa a apresentar o sistema de tração integral elétrica e-4ORCE atualizado da Nissan. O torque do motor elétrico traseiro suprime a inclinação da carroceria durante a aceleração e desaceleração, proporcionando mais estabilidade para os passageiros e reduzindo a probabilidade de enjoo.

Para o motorista, o sistema e-4ORCE utiliza ativamente o torque do motor traseiro durante as curvas para uma experiência mais agradável e envolvente. Segundo a Nissan, um sistema de suspensão dinâmica inteligente minimiza a rolagem da carroceria e mantém uma postura plana.

O novo Elgrand contará com o mais recente sistema ProPilot da Nissan, que, pela primeira vez, oferece operação sem as mãos em velocidades abaixo de 50 km/h. Além disso, o ProPilot 2.0 estará disponível, oferecendo condução autônoma em rodovias e assistência para mudança de faixa, tornando as viagens de longa distância mais confortáveis e agradáveis.

*Viagem a convite da Nissan.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações