A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou nesta semana 50 anos de história. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a planta já produziu os modelos Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e Up. Atualmente são fabricados em Taubaté o Tera, Polo e Polo Track. Em dezembro de 2025, a unidade atingiu o número histórico de 8 milhões de veículos produzidos.
“Taubaté é uma fábrica de referência não só para a Volkswagen do Brasil, mas também para a marca de maneira global. Alcançar um legado com tantas conquistas históricas é para poucos, por isso Taubaté continua recebendo investimentos, do nosso aporte de R$ 20 bilhões para a América do Sul até 2028, se mantendo na vanguarda da tecnologia e inovação no setor automotivo”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Fábrica de Taubaté foi a segunda da Volkswagen do Brasil
Quando foi inaugurada, a fábrica de Taubaté foi a segunda planta de produção de automóveis da Volkswagen no Brasil; a primeira fábrica inaugurada foi a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), em 1959; a marca iniciou suas atividades no Brasil em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).
Logo no começo de sua trajetória, a fábrica teve a responsabilidade de produzir o Passat, feito entre 1978 e 1988 em Taubaté, depois de estrear em 1974, com produção em São Bernardo do Campo (SP). Em 1980, a Volkswagen lançava o Gol no país, com produção na fábrica do interior de São Paulo. E junto com o hatch vieram os derivados Voyage, Parati e Saveiro sendo fabricados a partir de 1982 no local.
Fabricado e vendido no Brasil por 42 anos, o VW Gol teve cerca de 5 milhões (do total de 8,5 milhões) de unidades produzidas em Taubaté. Nos anos 1990, a planta começou a receber processos avançados de automação, incluindo robôs para montagem e pintura para iniciar a fabricação do Gol Geração 2, cuja produção começou ainda em 1993, para dar conta do estoque necessário para o lançamento oficial em 1994.
Fábrica ganhou melhorias ao longo dos anos
A fábrica produziu o Gol e o Voyage até 2022, quando a dupla saiu de linha no Brasil. Entre 2014 e 2021, ela também fabricou o hatch Up, que foi o responsável pela estreia do motor 1.0 TSI de três cilindros na linha nacional da Volkswagen. Durante 2022, a fábrica recebeu os investimentos e ferramentais, com mais robôs e um sistema de solda ainda mais moderno para produzir a plataforma MQB e o Polo Track a partir de 2023.
Já em abril de 2025, a Volkswagen iniciou a produção local do Tera, que foi desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil. A unidade de Taubaté recebeu inovações em todas as etapas de sua produção e logística para fabricar o modelo, com destaque para as melhorias na área de estamparia, armação e novos robôs. Atualmente, toda a energia elétrica utilizada pela fábrica tem origem renovável, incluindo biometano.
Linha do tempo da fábrica de Taubaté:
- 1973: Início da construção da fábrica.
- 1976: Primeiras peças prensadas e injetadas.
- 1978: Início da produção do Passat.
- 1980: Início da produção do Gol.
- 1982: Início da produção do Voyage, Parati e Saveiro.
- 1990: 1 milhão de carros produzidos.
- 1993: Início da produção do Gol Geração 2.
- 2003: Lançamento do Gol Total Flex, primeiro veículo bicombustível do Brasil.
- 2008: Início da produção do Gol G5 e do Novo Voyage.
- 2009: 5 milhões de carros produzidos.
- 2013: Nova área de Pintura, Small Transfer e nova prensa PXL.
- 2014: Início da produção do up!.
- 2022: Modernização para a plataforma MQB.
- 2023: Início da produção do Polo Track.
- 2025: Início da produção do Tera e 8 milhões de carros produzidos.