F1: Audi apresenta carro de Gabriel Bortoleto para a temporada 2026

R26 foi mostrado com sua pintura em prata, vermelho e preto e patrocinadores na carroceria; confira

22 jan 2026 - 16h18

A Audi apresentou oficialmente na tarde desta terça-feira (20) o R26, carro que o brasileiro Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hülkenberg irão pilotar na temporada 2026 da Fórmula 1. Vale relembrar que esta será a temporada de estreia da marca das quatro argolas na categoria, após a aquisição da equipe Sauber.

O time apresentou seu carro para a temporada 2026 da Fórmula, o R26, em evento realizado em Berlim, na Alemanha. A Audi já havia apresentado um conceito do seu desafiante para este ano em novembro de 2025.

Publicidade
A Audi lançou o carro em novembro num evento em Berlim, Alemanha
A Audi lançou o carro em novembro num evento em Berlim, Alemanha
Foto: Divulgação | F1 / Estadão

O monoposto mostrado nesta terça evidencia os patrocinadores da Audi, com seus logos em preto e vermelho. Além disso, o carro, com pintura predominantemente em prata, tem faixa vermelha (puxada para o alaranjado) na área dos sidepods e parte traseira em preto.

As tradicionais quatro argolas da Audi estão sempre em vermelho. Fica em destaque principalmente na parte traseira, especialmente na asa, e no bico.

O macacão dos pilotos segue o padrão da pintura do R26. A proteção de Bortoleto e Hülkenberg traz o preto como cor predominante, mas tem detalhes em vermelho e prata. O material é fornecido pela alemã Adidas.

Hulkenberg e Bortoleto serão companheiros de equipe pelo segundo ano
Foto: Divulgação | F1 / Estadão

A Audi F1 estreia na principal categoria do automobilismo, conforme mencionamos anteriormente, em 2026. A marca, contudo, já teve muito sucesso em outras searas, com domínios em determinados períodos no Mundial de Rali (WRC) e nas 24 Horas de Le Mans.

Publicidade

"Correr pela Audi, uma marca com uma história tão icônica e vitoriosa no automobilismo, é, simplesmente, a realização de um sonho. Crescemos ouvindo falar do domínio da Audi em Le Mans e no rali, e ser escolhido para levar esse legado para a Fórmula 1 é uma honra inacreditável. Esta é a oportunidade de uma vida", disse Gabriel Bortoleto.

Na Fórmula 1, a Audi terá Mattia Binotto como diretor técnico e de operações. O engenheiro italiano, ex-Ferrari, teve participação fundamental na concepção do projeto.

Audi F1 quer brigar pelo campeonato até 2030

Binotto, evidentemente, estava presente na cerimônia desta terça, bem como os pilotos da equipe e o chefe do time, Jonathan Wheatley. O CEO da Audi, Gernot Döllner, também foi um dos protagonistas do evento.

Audi embarca em sua primeira temporada na Fórmula 1 em 2026
Foto: Divulgação | F1 / Estadão

"Hoje é mais do que um lançamento; é uma declaração pública de uma nova era para a Audi", falou Döllner a Lawrence Barreto, correspondente da F1. "A Fórmula 1 é o palco mais exigente do automobilismo mundial e estamos aqui não apenas para competir, mas para definir o futuro do 'avanço por meio da tecnologia'", completou o executivo.

Publicidade

Döllner fez questão ainda de salientar que o projeto é um catalisador para a Audi, "um símbolo da nossa transformação rumo a uma cultura mais focada em desempenho, eficiência e inovação".

Além de prometer um compromisso com a Fórmula 1 de longo prazo, o executivo foi ainda mais ambicioso. O CEO da Audi disse que a marca não está na categoria para "fazer número". Döllner ressaltou que o objetivo é lutar pelo campeonato até 2030.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se