O Volkswagen Tera surpreendeu o mercado e já se tornou o segundo veículo mais vendido do Brasil na conta que engloba os automóveis e comerciais leves. No geral, o modelo vendeu 10.162 unidades em outubro. No entanto, mais da metade disso se deve às vendas no varejo - voltadas às pessoas físicas, sem contar as negociações por empresas diretamente com as montadoras -, modalidade em que o novato também já conseguiu a vice-liderança. E foi por pouco, afinal, enquanto o Hyundai Creta mantém o reinado com suas 5.480 unidades, o VW registrou apenas 85 unidades a menos: 5.395.
De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, a base do pódio ficou com o Honda HR-V, que havia caído bastante no mês anterior, mas recuperou o fôlego. Isso, certamente, se deve à queda drástica do Toyota Corolla Cross. Afinal, depois do vendaval que devastou a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) - e afetou a produção tanto do SUV quanto do sedã Corolla -, as vendas despencaram. É tanto que isso abriu espaço para o Hyundai HB20 retornar ao top ten.
Fora do pódio
O Chevrolet Onix ficou intacto na quarta posição do ranking de setembro para outubro. Porém, no quinto posto, mais uma surpresa: o Caoa Chery Tiggo 7. O SUV da fabricante sul-coreana certamente também pegou carona na falta do Corolla Cross, e se deu bem. Foram 4.100 unidades no varejo, no mês passado. Ou seja, registrou 594 unidades a mais do que em setembro.
Fiat Strada e Chevrolet Tracker subiram uma posição cada e ficaram, respectivamente, na sexta e sétima colocações. Já o Volkswagen Polo amarga o oitavo lugar - em setembro, havia ficado em segundo. E, também com registro abaixo do mês anterior, o Fiat Fastback, por pouco, não deixa o top 10. Ficou na décima posição do ranking. Ainda assim, acima de seu rival VW Nivus. As demais posições da lista você confere mais abaixo.
Segmentos
Entre os comerciais leves, a Fiat Toro se mantém acima da Ford Ranger no segmento de picapes. Respectivamente, 2.310 e 2.198 emplacamentos no varejo. Já no ramo de eletrificados, quem domina é a BYD com o híbrido e o elétrico mais vendidos do País. Porém, o Song teve maior aceitação do que o Dolphin Mini, em outubro (antes, era o contrário).
Por fim, no segmento de sedãs ainda há o domínio do Toyota Corolla, que somou 1.215 registros. O modelo, inclusive, diminuiu a vantagem para o principal rival, o BYD King. Em setembro, havia vendido 1.118 unidades a mais, já em outubro, o número caiu para apenas 262 unidades.
Veja os 20 automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo em outubro:
- Hyundai Creta: 5.480
- Volkswagen Tera: 5.395
- Honda HR-V: 4.870
- Chevrolet Onix: 4.332
- Caoa Chery Tiggo 7: 4.100
- Fiat Strada: 4.045
- Chevrolet Tracker: 3.855
- Volkswagen Polo: 3.729
- Hyundai HB20: 3.631
- Fiat Fastback: 3.594
- Volkswagen Nivus: 3.433
- Fiat Argo: 3.418
- Nissan Kicks: 3.149
- BYD Song: 2.859
- GWM Haval H6: 2.597
- BYD Dolphin Mini: 2.578
- Fiat Toro: 2.310
- Fiat Pulse: 2.281
- Jeep Compass: 2.199
- Ford Ranger: 2.198
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!