Creta permanece em primeiro e Tera já é o segundo no varejo; veja o ranking

Hyundai Creta fica no topo da lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo em outubro; Honda HR-V ocupa a base do pódio, com 4.870 emplacamentos

16 nov 2025 - 16h30
(atualizado em 17/11/2025 às 11h46)

O Volkswagen Tera surpreendeu o mercado e já se tornou o segundo veículo mais vendido do Brasil na conta que engloba os automóveis e comerciais leves. No geral, o modelo vendeu 10.162 unidades em outubro. No entanto, mais da metade disso se deve às vendas no varejo - voltadas às pessoas físicas, sem contar as negociações por empresas diretamente com as montadoras -, modalidade em que o novato também já conseguiu a vice-liderança. E foi por pouco, afinal, enquanto o Hyundai Creta mantém o reinado com suas 5.480 unidades, o VW registrou apenas 85 unidades a menos: 5.395.

Honda HR-V
Honda HR-V
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, a base do pódio ficou com o Honda HR-V, que havia caído bastante no mês anterior, mas recuperou o fôlego. Isso, certamente, se deve à queda drástica do Toyota Corolla Cross. Afinal, depois do vendaval que devastou a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) - e afetou a produção tanto do SUV quanto do sedã Corolla -, as vendas despencaram. É tanto que isso abriu espaço para o Hyundai HB20 retornar ao top ten.

Publicidade
Fiat Strada
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Fora do pódio

O Chevrolet Onix ficou intacto na quarta posição do ranking de setembro para outubro. Porém, no quinto posto, mais uma surpresa: o Caoa Chery Tiggo 7. O SUV da fabricante sul-coreana certamente também pegou carona na falta do Corolla Cross, e se deu bem. Foram 4.100 unidades no varejo, no mês passado. Ou seja, registrou 594 unidades a mais do que em setembro.

BYD Song Pro
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Fiat Strada e Chevrolet Tracker subiram uma posição cada e ficaram, respectivamente, na sexta e sétima colocações. Já o Volkswagen Polo amarga o oitavo lugar - em setembro, havia ficado em segundo. E, também com registro abaixo do mês anterior, o Fiat Fastback, por pouco, não deixa o top 10. Ficou na décima posição do ranking. Ainda assim, acima de seu rival VW Nivus. As demais posições da lista você confere mais abaixo.

Segmentos

Entre os comerciais leves, a Fiat Toro se mantém acima da Ford Ranger no segmento de picapes. Respectivamente, 2.310 e 2.198 emplacamentos no varejo. Já no ramo de eletrificados, quem domina é a BYD com o híbrido e o elétrico mais vendidos do País. Porém, o Song teve maior aceitação do que o Dolphin Mini, em outubro (antes, era o contrário).

Toyota Corolla
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Por fim, no segmento de sedãs ainda há o domínio do Toyota Corolla, que somou 1.215 registros. O modelo, inclusive, diminuiu a vantagem para o principal rival, o BYD King. Em setembro, havia vendido 1.118 unidades a mais, já em outubro, o número caiu para apenas 262 unidades.

Publicidade

Veja os 20 automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo em outubro:

  1. Hyundai Creta: 5.480
  2. Volkswagen Tera: 5.395
  3. Honda HR-V: 4.870
  4. Chevrolet Onix: 4.332
  5. Caoa Chery Tiggo 7: 4.100
  6. Fiat Strada: 4.045
  7. Chevrolet Tracker: 3.855
  8. Volkswagen Polo: 3.729
  9. Hyundai HB20: 3.631
  10. Fiat Fastback: 3.594
  11. Volkswagen Nivus: 3.433
  12. Fiat Argo: 3.418
  13. Nissan Kicks: 3.149
  14. BYD Song: 2.859
  15. GWM Haval H6: 2.597
  16. BYD Dolphin Mini: 2.578
  17. Fiat Toro: 2.310
  18. Fiat Pulse: 2.281
  19. Jeep Compass: 2.199
  20. Ford Ranger: 2.198

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se