Coluna do Calmon: Leapmotor estreia três modelos em 36 concessionárias

Marca chinesa do grupo Stellantis aposta no SUV elétrico C10 em versões com bateria e extensor de alcance e chega ao Brasil com 36 lojas

6 nov 2025 - 06h29
Leapmotor C10
Leapmotor C10
Foto: Stellantis/Divulgação

Inicialmente a marca chinesa, parceira da Stellantis (51% do capital) em suas atividades internacionais, oferece dois SUVs elétricos médios-grandes: C10 a bateria (BEV, na sigla em inglês) e também com extensor de alcance (REEV). Segundo a legislação brasileira, meio tola, o segundo modelo não pode ser chamado de elétrico porque tem um motor-gerador a gasolina para recarregar a bateria, embora a tração seja exclusivamente elétrica.

Lojas da Leapmotor estarão ao lado de Fiat e Jeep

Assim, a Stellantis decidiu aqui chamá-lo de ultra-híbrido. O terceiro modelo, B10, um SUV médio também elétrico, chegará ao mercado em janeiro próximo. Todas as concessionárias estão ligadas às marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot.

Publicidade
Leapmotor C10
Foto: Stellantis/Divulgação

Suas dimensões: comprimento, 4.739 mm; entre-eixos, 2.825 mm; largura, 1.900 mm; altura, 1.680 mm; porta-malas: 475 litros. Em primeiras impressões na região de Campinas (SP), o C10 REEV de tração traseira (96 cv/12 kgf·m, motor-gerador a combustão e 215 cv/32,6 kgf·m, motor elétrico), mostrou dinâmica bastante agradável, além de freios com boa modulação e progressividade.

Interior minimalista

O conceito minimalista sem botões físicos requer aprendizado específico, desde regular retrovisores, ajustar ar-condicionado, volume do áudio e até acender faróis (existe modo automático). Tudo comandado pela central de infotenimento.

Leapmotor C10
Foto: Stellantis/Divulgação

Sistemas ADAS de assistência ao motorista bem calibrados, seja o controle de cruzeiro ou de manutenção de faixa de rodagem levemente intrusivo. Assistente de voz é um pouco limitado quanto aos comandos possíveis e entender a linguagem natural. Navegador GPS nativo bom de usar. Contudo, não dá acesso a Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio.

Ao volante do C10 BEV, também de tração traseira (218 cv/32,6 kgf·m) as boas sensações se repetem. A massa dos dois modelos é igual (1.980 kg), segundo a Leapmotor. Esta versão sem o motor-gerador precisa de bateria bem maior (69,9 kW·h) e, portanto, mais pesada, enquanto no REEV a bateria é compacta (28,4 kW·h). Função One-Pedal — acionada através da central de infotenimento e apenas com o carro parado (em Park) — cumpre bem a função, quase dispensando uso do pedal de freio na maioria das situações.

Publicidade
Leapmotor C10
Foto: Stellantis/Divulgação

Preços

  • C10 (BEV): R$ 189.990
  • C10 (REEV): R$ 199.990
  • B10 (BEV): R$ 172.990 (chega apenas em 2026)
Leapmotor B10
Foto: Stellantis/Divulgação
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações