Inicialmente a marca chinesa, parceira da Stellantis (51% do capital) em suas atividades internacionais, oferece dois SUVs elétricos médios-grandes: C10 a bateria (BEV, na sigla em inglês) e também com extensor de alcance (REEV). Segundo a legislação brasileira, meio tola, o segundo modelo não pode ser chamado de elétrico porque tem um motor-gerador a gasolina para recarregar a bateria, embora a tração seja exclusivamente elétrica.
Lojas da Leapmotor estarão ao lado de Fiat e Jeep
Assim, a Stellantis decidiu aqui chamá-lo de ultra-híbrido. O terceiro modelo, B10, um SUV médio também elétrico, chegará ao mercado em janeiro próximo. Todas as concessionárias estão ligadas às marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot.
Suas dimensões: comprimento, 4.739 mm; entre-eixos, 2.825 mm; largura, 1.900 mm; altura, 1.680 mm; porta-malas: 475 litros. Em primeiras impressões na região de Campinas (SP), o C10 REEV de tração traseira (96 cv/12 kgf·m, motor-gerador a combustão e 215 cv/32,6 kgf·m, motor elétrico), mostrou dinâmica bastante agradável, além de freios com boa modulação e progressividade.
Interior minimalista
O conceito minimalista sem botões físicos requer aprendizado específico, desde regular retrovisores, ajustar ar-condicionado, volume do áudio e até acender faróis (existe modo automático). Tudo comandado pela central de infotenimento.
Sistemas ADAS de assistência ao motorista bem calibrados, seja o controle de cruzeiro ou de manutenção de faixa de rodagem levemente intrusivo. Assistente de voz é um pouco limitado quanto aos comandos possíveis e entender a linguagem natural. Navegador GPS nativo bom de usar. Contudo, não dá acesso a Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fio.
Ao volante do C10 BEV, também de tração traseira (218 cv/32,6 kgf·m) as boas sensações se repetem. A massa dos dois modelos é igual (1.980 kg), segundo a Leapmotor. Esta versão sem o motor-gerador precisa de bateria bem maior (69,9 kW·h) e, portanto, mais pesada, enquanto no REEV a bateria é compacta (28,4 kW·h). Função One-Pedal — acionada através da central de infotenimento e apenas com o carro parado (em Park) — cumpre bem a função, quase dispensando uso do pedal de freio na maioria das situações.
Preços
- C10 (BEV): R$ 189.990
- C10 (REEV): R$ 199.990
- B10 (BEV): R$ 172.990 (chega apenas em 2026)