A Chevrolet apresentou o conceito Onix Track Day, um show car desenvolvido exclusivamente para uso em pista e que encerra as comemorações do centenário da marca no Brasil. Idealizado pelo time local de engenharia e motorsport da GM, o modelo parte da nova carroceria do Onix e traz uma configuração inédita para o hatch, com motor 1.2 turbo otimizado para autódromos.
Chevrolet Onix Track Day tem preparação para as pistas
O conjunto mecânico inclui calibração específica, transmissão manual de seis marchas, sistema de escape e admissão modificados, suspensão rebaixada em 100 mm e novas rodas, que contribuem para o aumento das bitolas dos eixos. A cabine também recebeu bancos tipo concha com cintos de segurança de cinco pontos e perdeu itens de acabamento, resultando em uma redução de cerca de 150 kg na massa total do veículo.
Além do caráter aspiracional, o projeto foi concebido para explorar ao máximo componentes, acessórios e soluções já presentes no portfólio da montadora. De acordo com estimativas da Chevrolet, o novo Onix Track Day é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, desempenho suficiente para completar uma volta no Autódromo de Interlagos próximo dos dois minutos. Os números de potência e torque não foram revelados.
Visualmente, o conceito se caracteriza pelas faixas amarelas aplicadas no capô, teto e retrovisores, novas rodas, aerofólio e menor altura em relação ao solo. A unidade também traz o número 100 aplicado nas portas, simbolizando o centenário da Chevrolet. O novo Onix Track Day não tem previsão de chegar ao mercado.
Chevrolet Onix Track Day reedita conceito de 2014
O novo Chevrolet Onix Track Day também estabelece um diálogo direto com a geração anterior do protótipo, apresentada com a linha 2015 e exibida no Salão do Automóvel de 2014. Na época, a unidade trazia o motor 1.8 aspirado de 150 cv do Cruze, enquanto o novo modelo traz um 1.2 turbo de três cilindros.