A BYD acaba de atingir um feito importante no mercado brasileiro. A montadora chinesa ultrapassou a marca de 150 mil carros eletrificados vendidos no país. Para celebrar o marco, a companhia realizou um evento na concessionária BYD Carmais, em Fortaleza (CE), na quarta-feira, 13, para entregar uma chave simbólica para o publicitário Daniel Joca, que adquiriu o carro de número 150 mil, uma unidade do BYD Song Pro.
O empresário foi o primeiro cliente do grupo no Ceará, e comprou um BYD Tan antes mesmo da loja abrir. Hoje, Joca tem oito carros da marca, sendo sete elétricos e um híbrido, o Song Pro. Em 2022, quando a BYD lançou seus primeiros carros de passeio no país (Tan, Han, Yuan Plus e Song Plus), a fabricante chinesa teve 260 emplacamentos no Brasil.
Em 2023, o número saltou para 17.937 unidades após a chegada do Dolphin e do Seal. Em 2024, foram 76.713 carros vendidos. Neste ano, no acumulado de janeiro a julho, a BYD já contabiliza 57.388 vendas, resultado 48,54% superior ao mesmo período de 2024. Ao todo, a BYD já conta com mais de 180 concessionárias no país, e pretende chegar a 250 até o final de 250.
Junto com a expansão nas lojas e o crescimento das vendas, a BYD também iniciará em breve a montagem dos primeiros carros na fábrica de Camaçari (BA). Inicialmente, a marca chinesa fará os carros em regime SKD, com a carroceria parcialmente desmontada e com a finalização local. A BYD foi uma das beneficiadas pela isenção temporária para a importação de veículos em kits SKD e CKD por seis meses.
Posteriormente, a fábrica terá gradualmente uma produção nacional completa, incluindo as etapas de estamparia, solda, pintura e componentes fabricados no Brasil. A unidade fabril da marca chinesa terá capacidade inicial de produzir até 150 mil unidades por ano, e também deve exportar veículos para a América Latina.