Parece que o duelo travado entre Apple e a empresa criadora do jogo Fortnite, a Epic Games, está bem próximo de finalmente acabar — ou pelo menos é o que se espera. Nesta terça-feira (12), a Epic Games anunciou na plataforma X a vitória parcial no tribunal australiano contra as empresas Apple e o Google, devido a restrições impostas nas lojas de aplicativos e à falha de pagamentos dentro dos aplicativos para limitar a concorrência. Contudo, até que mudanças sejam de fato implementadas na Austrália, isso pode levar algum tempo. A seguir, entenda como esse duelo foi parar na justiça e o que está em risco nesse jogo.
Entenda como batalha judicial entre as empresas começou
A notícia pode parecer recente, mas a batalha judicial entre a Epic Games, Apple e Google já está rolando desde 2020. Tudo começou quando o jogo Fortnite foi retirado do Google Play Store e da App Store, em 2020, plataformas onde os usuários podem pesquisar, baixar e instalar aplicativos em seus dispositivos. Isso aconteceu depois que a Epic Games ofereceu um sistema de pagamento próprio dentro do aplicativo, eliminando as taxas que a Apple e Google recebiam por pagamentos feitos no app.
Com a medida, a Epic Games entrou na justiça em várias jurisdições ao redor do mundo, desafiando as práticas dessas empresas em suas lojas de aplicativos. O conflito principal são as taxas de 15% a 30% cobradaspelas empresas sobre as compras dentro dos aplicativos. A Apple ainda proíbe formas de pagamento fora da sua loja. ...
Matérias relacionadas
Mark Zuckerberg escolhe a França como local de conserto de seu iate superluxuoso e superpoluente
Sem leite e sem gordura vegetal: manteiga do futuro é feita de dióxido de carbono