Game na CCXP 2025 pode ser controlado com a mente

6 dez 2025 - 17h09
Resumo
A CCXP 2025 apresenta uma inovação nos games com controle por ondas cerebrais, em uma experiência interativa no estande da Seara, que utiliza tecnologia EEG para converter sinais mentais em comandos no jogo.
Foto: Seara / Divulgação

Uma das atrações diferentes da CCXP25 propõe uma nova forma de interação nos games: o controle por ondas cerebrais. A ativação, chamada de “Snack Time”, está disponível no estande da Seara e utiliza um sistema de Eletroencefalografia (EEG) que dispensa o uso de joysticks, teclados ou mouses.

A tecnologia foi desenvolvida pela Druid Creative Gaming e é operada pela Leafbone. Na prática, o sistema capta o nível de concentração do participante através de sensores colocados na cabeça.

Publicidade

Esses sinais biológicos são processados em tempo real e convertidos em comandos dentro do jogo, permitindo que o personagem se movimente e tome decisões baseadas apenas no foco mental do usuário.

A Eletroencefalografia é um método de monitoramento eletrofisiológico utilizado, geralmente, para registrar a atividade elétrica do cérebro de forma não invasiva. Embora seja frequentemente associada a diagnósticos médicos — como epilepsia ou distúrbios do sono — e interfaces cérebro-máquina complexas, a aplicação na CCXP tem um viés puramente lúdico.

O conceito da ação é demonstrar, de forma prática, como os jogadores poderiam se alimentar sem precisar pausar a partida, resolvendo o "dilema" de manter as mãos livres durante o gameplay. Antes da abertura para o público geral, o sistema foi testado por nomes conhecidos do cenário gamer e de streaming, como Gaules, Tettrem, Tuitabi e Alice Gobbi.

O experimento ocorre dentro de um estande produzido pela VOE, que simula um laboratório secreto com estética geek e misteriosa. Além da experiência com neurociência, o espaço aproveita a temática para promover a linha de produtos licenciados de "Stranger Things", como pizzas e frangos crocantes.

Publicidade

Para além do controle mental, o espaço conta com outras iniciativas interativas, incluindo uma "Giga Airfryer" e um desafio de "Máquina de Vento". A marca também detém o naming right do Palco Universe, focado em cultura pop asiática e dublagem.

A CCXP 2025 está fervendo e acontece no São Paulo Expo até 7 de dezembro.

Fonte: Canal Tech.

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se