A Praia de Ulé, em Guarapari (ES), que sediará pela primeira vez uma etapa da WSL, tem histórias curiosas sobre a origem do nome ligadas a um cientista francês e a um surfista adolescente.
A Praia de Ulé, em Guarapari (ES), guarda boas histórias em torno da origem de seu nome. O local sediará, pela primeira vez na história do Estado, uma etapa do Qualifying Series da WSL entre os dias 20 e 23 de novembro, com cobertura do Terra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A praia possui uma extensão de 4 km e é cercada por uma vegetação variada, que inclui restinga e mata atlântica. Assim, a primeira hipótese sobre a origem do nome do local, de acordo com o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), aponta que a praia é chamada dessa forma em homenagem a um cientista francês, pesquisador, que há muitos anos passou pela região e identificou a formação de dunas.
O biólogo estrangeiro, acompanhado de pescadores da região, cruzou de barco a extensão da orla e identificou semelhanças com outra praia francesa, de nome 'Ulé', e, assim, o local teria sido batizado.
Outra versão, mais popular, surgiu na década de 1970, quando um pescador de Vila Velha achou uma prancha de surfe no local e presenteou seu filho adolescente, chamado Leopoldino. O jovem, então, passou a pegar ondas no local e, como seu apelido era 'Lé', deu origem ao nome 'Praia Dulé'.
Entre curiosidades e versões, o fato é que nomes de destaque do surfe sul-americano, tanto no masculino como no feminino, irão demonstrar todo o potencial que possuem dentro do mar na etapa do QS da WSL. Portanto, mais um capítulo na história da Praia de Ulé, será escrito muito em breve.